As múltiplas jornadas de mulheres universitárias

uma análise a partir das implicações da educação feminina

Autores

  • Júlia Cunha Barboza Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, , Naviraí/MS, Brasil
  • Josiane Peres Gonçalves Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) https://orcid.org/0000-0002-7005-849X

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36826

Palavras-chave:

Relações de gênero, mulher, mãe, estudante universitária

Resumo

O estudo teve como objetivo averiguar o discurso das universitárias que são mães, donas de casa, profissionais e estudantes, tendo como problema de pesquisa a questão de como elas lidam com suas múltiplas jornadas e se tantas atribuições interferem no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com quatro estudantes do curso de Pedagogia, por meio da gravação de entrevistas individualizadas. Os resultados indicam que: a) ainda, nos dias atuais, a mulher é vista como responsável pelo cuidado dos filhos e atribuições domésticas; b) o acúmulo de funções resulta em uma sobrecarga de trabalho que acaba por afetar negativamente a vida acadêmica; c) as estudantes priorizam a universidade, o trabalho doméstico e a maternidade, em detrimento do cuidar de si mesma. Conclui-se que é preciso pensar em processos educativos que priorizem a igualdade de gênero, ou igualdade de condições, para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e não se responsabilizem por tantas jornadas, apenas por pertencerem ao gênero feminino.

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Biografia do Autor

Júlia Cunha Barboza, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, , Naviraí/MS, Brasil

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Naviraí/MS, Brasil

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com Pós-Doutorado pela mesma instituição. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Campus do Pantanal (CPAN/UFMS) e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação (FAED/UFMS). Docente dos cursos de Pedagogia e Ciências Sociais do Campus de Naviraí (CPNV/UFMS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE), vinculado à Rede Internacional América Latina, África, Europa, Caribe (ALEC).

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Publicado

2022-12-21