As múltiplas jornadas de mulheres universitárias
uma análise a partir das implicações da educação feminina
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.36826Palavras-chave:
Relações de gênero, mulher, mãe, estudante universitáriaResumo
O estudo teve como objetivo averiguar o discurso das universitárias que são mães, donas de casa, profissionais e estudantes, tendo como problema de pesquisa a questão de como elas lidam com suas múltiplas jornadas e se tantas atribuições interferem no desenvolvimento de suas atividades acadêmicas. Para tanto, foi realizada uma pesquisa com quatro estudantes do curso de Pedagogia, por meio da gravação de entrevistas individualizadas. Os resultados indicam que: a) ainda, nos dias atuais, a mulher é vista como responsável pelo cuidado dos filhos e atribuições domésticas; b) o acúmulo de funções resulta em uma sobrecarga de trabalho que acaba por afetar negativamente a vida acadêmica; c) as estudantes priorizam a universidade, o trabalho doméstico e a maternidade, em detrimento do cuidar de si mesma. Conclui-se que é preciso pensar em processos educativos que priorizem a igualdade de gênero, ou igualdade de condições, para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades e não se responsabilizem por tantas jornadas, apenas por pertencerem ao gênero feminino.
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