Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia

experiências em turmas de 3º ano do ensino médio de um colégio estadual

Autores

  • Margarida Maria Silva Rocha Preceptora no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil
  • Rosilaine Costa dos Santos Residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil
  • Sarah Franco Grilo Machado Residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil
  • Suiana Julião Santos Residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.35150

Palavras-chave:

Relato de experiência, Residência pedagógica, Licenciatura em Letras

Resumo

Este relato de experiência compreende a participação das autoras-relatoras nas atividades virtuais e remotas, entre dezembro de 2020 e junho de 2021, do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia – Núcleo Letras. A organização deste relato se divide em: introdução, considerações iniciais sobre letramento e gêneros textuais no ensino de língua materna, breves considerações sobre o ensino remoto em um colégio estadual, descrição das atividades desenvolvidas nos períodos de observação e de regência e considerações finais; além das referências. A metodologia utilizada para construção e desenvolvimento deste relato é texto dissertativo-descritivo, com vistas a relatar os acontecimentos principais ocorridos durante a experiência, de maneira pontual. Constatamos, através deste relato, a relevância e a importância que os programas de residência pedagógica têm no processo de formação docente de licenciandos(as) das diversas universidades públicas brasileiras.

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Biografia do Autor

Margarida Maria Silva Rocha, Preceptora no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil

Mestra em Educação de Jovens e Adultos pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Sodoeste da Bahia (UESB). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Professora de Língua Portuguesa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA).

Rosilaine Costa dos Santos, Residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil

Pós-graduanda em Educação Bilíngue e Plurilíngue pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUCMinas). Graduada em Letras Vernáculas e uma Língua Estrangeira Moderna pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Tradutora e pesquisadora da Associaton for Research on Irish Studies da Universidade Federal da Bahia (ARIS-UFBA). Professora de Língua Inglesa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA).

Sarah Franco Grilo Machado, Residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil

Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Suiana Julião Santos, Residente no Programa de Residência Pedagógica da Universidade Federal da Bahia, Salvador/BA, Brasil

Graduada em Letras Vernáculas e uma Língua Estrangeira Moderna pela Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

Referências

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Publicado

2024-07-25