O Programa de Residência Pedagógica em tempos de pandemia

em análise as experiências do subprojeto de um curso de Pedagogia de Campo Grande, MS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35102

Palavras-chave:

Programa de Residência Pedagógica. Formação Inicial. Ensino Remoto Emergencial

Resumo

O artigo tem como objetivo apresentar e analisar as experiências propiciadas por um subprojeto vinculado ao Programa de Residência Pedagógica (RP), desenvolvido no âmbito do curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os procedimentos metodológicos consistiram em análise bibliográfica e documental, tendo como fontes autores que tratam da formação inicial e das modificações propostas pelo Governo Federal para o currículo das licenciaturas, bem como a legislação educacional e o subprojeto do curso de Pedagogia apresentado ao RP. Como resultados, aponta-se a vinculação do Programa de Residência Pedagógica à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como uma concepção utilitarista de formação docente. No que se refere ao subprojeto do curso de Pedagogia, sua realização no contexto da pandemia por Covid-19 privou as residentes do contato com o cotidiano da instituição, no entanto, as aproximou da precariedade das condições de trabalho da professora regente.

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Biografia do Autor

Cristiane Ribeiro Cabral Rocha, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutoranda em Educação (UFMS), mestra em Educação (UEMS), professora substituta da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul e da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia e sociologia da Educação (Gepase) e do Grupo de estudo e pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf).

Heloise Vargas de Andrade, Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande, MS

Doutoranda em Educação (UFMS), mestra em Educação (UFMS), professora da Rede Municipal de Ensino de Campo Grande, MS, membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia e sociologia da Educação (Gepase). 

Weverlin Ferreira Brizola, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pedagoga, participante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Narrativas Formativas (Gepenaf).

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Publicado

2021-12-23