Vivências e práticas de Alfabetização e Literacia no contexto da Residência Pedagógica

o “novo normal”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35087

Palavras-chave:

Alfabetização. Formação Docente. Programa de Residência Pedagógica.

Resumo

O presente relato tem por objetivo socializar as vivências da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Alfabetização e Letramento da Universidade Iguaçu de Residentes Bolsistas, narrando sua atuação em uma escola da rede pública municipal de Mesquita, RJ. As reflexões aqui sugeridas estão dialogando com a preparação da discente do curso de Pedagogia na relação teoria-prática de aula, dentro do “novo normal” em função da Pandemia (COVID-19). Durante a temporada de seis meses como residente, a participação se deu em reuniões periódicas para avaliar se (e como) as metas do Plano Nacional de Alfabetização (PNA, 2019) e as propostas didático-pedagógicas vêm sendo alcançadas nas escolas. Com base nas observações relatadas, evidencia-se que o Programa de Residência Pedagógica impacta significativamente a formação didático-pedagógica dos licenciandos/residentes de forma crítica, mesmo tendo sido adaptado para as especificidades do momento em que estamos inseridos, denominado por ora de “novo normal”.

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Biografia do Autor

Ilda Maria Baldanza Nazareth Duarte, Universidade Iguaçu

Doutora em Ciências da Educação: Organizações Educativas e Administração Escolar na Universidade do Minho, Portugal (2013) revalidado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRRJ Deliberação nº 029 de 04/03/2015. Mestrado em Educação pela Universidade Salgado de Oliveira (1996). Pós-Graduada em Avaliação Institucional pela UNB (2000). Pós-Graduada em Atualização Pedagógica pela UFRJ (1998). Especialista em Gestão da Educação Pública UFJF (2007). Especialista em Diversidade Étnica e Educação Brasileira na UFRRJ (2013) ênfase no estudo das leis 10.639/03 e 11.645/08. Atualmente é professora titular da Universidade Iguaçu no curso de pedagogia, Avaliadora Institucional do MEC/INEP. Líder de Pesquisa do grupo Práticas Pedagógicas Currículos e Espaços de Formação, PPCEF-UNIG e do Grupo de Pesquisa Estratégias pedagógicas e de Aprendizagem. Coordenadora dos Cursos de Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Neuropsicopedagogia, Docência do Ensino Superior, Arte Educação, Administração Escolar, Orientação Educacional e Supervisão Escolar da UNIG. Professora docente do curso de pedagogia e do projeto residência pedagógica

Edith Maria Magalhães, Universidade Iguaçu

Doutora em Educação, na linha de Pesquisa Currículo e Linguagem, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Educação na área de concentração Educação e Cultura Contemporânea, linha de pesquisa Representações Sociais e Práticas Educativas, pela Universidade Estácio de Sá. Pós-Graduada em Administração Escolar (UNIVERSO) e Docência do Ensino Superior (UNIG). Graduada em Matemática e Pedagogia (UNIG). Atualmente Coordenadora e professora titular do Curso de Pedagogia, Coordenadora Institucional do projeto Residência pedagógica.  Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Representações Sociais, Políticas Públicas, Trabalho e Formação Docente, Metodologia, Currículo, Avaliação e Diversidades.

Tatiana Sampaio Gomes Ribeiro, Universidade Iguaçu

Possui graduação em Direito pela Universidade Iguaçu (1999). Cursando graduação em Pedagogia pela Universidade Iguaçu (2017-2021), Bolsista e Voluntária da Residência pedagógica CAPES (2019-2021), Cursando pós- graduação em Educação Especial e Psicomotricidade pela FAVENI (2021-2022), Capacitação no Instituto Neuro em Transtorno e Dificuldade de Aprendizagem e Mediação Escolar na Prática (2020), Capacitação na Universidade Estadual do Maranhão em Dificuldade de Aprendizagem e Desenvolvimento Humano e Educação (2021).

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Publicado

2021-12-23