Vivências e práticas de Alfabetização e Literacia no contexto da Residência Pedagógica
o “novo normal”
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35087Palavras-chave:
Alfabetização. Formação Docente. Programa de Residência Pedagógica.Resumo
O presente relato tem por objetivo socializar as vivências da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP) em Alfabetização e Letramento da Universidade Iguaçu de Residentes Bolsistas, narrando sua atuação em uma escola da rede pública municipal de Mesquita, RJ. As reflexões aqui sugeridas estão dialogando com a preparação da discente do curso de Pedagogia na relação teoria-prática de aula, dentro do “novo normal” em função da Pandemia (COVID-19). Durante a temporada de seis meses como residente, a participação se deu em reuniões periódicas para avaliar se (e como) as metas do Plano Nacional de Alfabetização (PNA, 2019) e as propostas didático-pedagógicas vêm sendo alcançadas nas escolas. Com base nas observações relatadas, evidencia-se que o Programa de Residência Pedagógica impacta significativamente a formação didático-pedagógica dos licenciandos/residentes de forma crítica, mesmo tendo sido adaptado para as especificidades do momento em que estamos inseridos, denominado por ora de “novo normal”.
Downloads
Referências
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan./fev./mar./abr. 2002.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Edital CAPES nº 01/2020. Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-residencia-pedagogica-pdf. Acesso em: 27 jul. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização . Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019.
BRASIL. Diretrizes operacionais da educação especial para o atendimento educacional especializado na educação básica. Brasília: MEC, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=428-diretrizes-publicacao&Itemid=30192. Acesso em: 31 ago. 2021.
DICIONÁRIO Priberam. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/. Acesso em: 20 jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2001.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Summus Editorial, 2015.
MEDEIROS, Zulmira e VENTURA, Paulo Cezar Santos. O educador e a apropriação da cultura tecnológica. Trabalho & Educação, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 13–27, 2012. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/8754. Acesso em: 26 jul. 2021.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758. Acesso em: 27 jul. 2021.
PERRENOUD, Philippe. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença e da igualdade. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. Reconhecer para libertar: os caminhos do cosmopolitanismo multicultural. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
SISTEMA de Concessão de Bolsas e Auxílios CAPES. Disponível em: scba.capes.gov.br/. Acesso em: 20 jul. 2021.