Saberes profissionais docentes em construção em um projeto de ciências na Residência Docente da UFJF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.35063

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Formação profissional Docente, Análise do discurso

Resumo

O objetivo deste trabalho é descrever as práticas de professoras envolvidas no projeto de ciências de um Programa de Residência Docente, identificar os saberes que fundamentavam as práticas e compreender como eles foram usados. A investigação foi feita a partir da perspectiva etnográfica e do aporte teórico da epistemologia da prática e usou a análise de discurso. Os resultados indicam que saberes pedagógicos foram usados como orientadores da prática de palestrar, enquanto os experienciais deram a ela forma narrativa e recursos pedagógicos adequados para produzir sentido de pertencimento e efetivar a contextualização dos conteúdos científicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ATKINSON, Dwight; OKADA Hideho; TALMY Steven. Ethnography and Discourse Analysis. In: HYLAND, K; PALTRIDGE, B. (Eds.) Bloomsbury companion to discourse analysis. 2011. p. 85-100.

BAKHTIN, Mikhail. O Discurso no Romance. Questões de literatura e estética. São Paulo: Hucitec Annablume, 2002. p. 71 - 210.

BAROLLI, Elisabeth, GURIDI, Veronica Marcela. O desenvolvimento profissional de uma professora de ciências pela articulação de programas de formação docente. Ensaio, v.23, p.1-15, 2021.

BLOOME, David; CARTER, Stephanie Power; CHRISTIAN, Beth Morton, OTTO, Sheila; SHUART-FARIS, Nora. Discourse analysis and the study of classroom language and literacy events: A microethnographic approach. Mahwah, NJ: Erlbaum. 2005.

BRAIT, Elisabeth. Análise e teoria do discurso. In: BRAIT, B. (Org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2006. p. 9-31.

CAMERON, Deborah. Working with spoken discourse. London: Sage Publications, 2001.

GREEN, Judith Lee.; BLOOME, David. Ethnography and Ethnographers of and in Education. In: FLOOD, James; HEATH, Shirley Brice. and LAPP, Diane. (Eds.) Handbook of Research on Teaching Literacy Through The Communicative And Visual Arts. New York: Macmilam, 2004. p. 181 – 202.

GREEN, Judith Lee, DIXON, Carol. Amy ZAHARLICK, A. A etnografia como uma lógica de investigação. Educação em Revista, v. 42, p. 13-79, 2005.

GREEN, Judith; CASTANHEIRA, Maria Lucia. Revisiting the relationship between ethnography, discourse, and education, Caletroscópio, v. 7, n. 1, p. 10-48, 2019.

LIRA, André Augusto Diniz.; VILLAS-BOAS, Lúcia. Conceitos de “prática” no campo educacional: história conceitual e teoria das representações sociais em foco. Rev. Diálogo Educ., v. 20, n. 66, p. 989-1014, 2020.

MOREIRA, Marco Antônio. O que é afinal aprendizagem significativa? Qurriculum, n.25. La Laguna, Espanha, 2012.

MOROSINI, Marilia Costa. Glossário. In: MOROSINI, Marilia Costa. (Org.). Enciclopédia de pedagogia universitária. Glossário, v. 2. Brasília: INEP/RIES, 2006.

NOVOA, António. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

SPRADLEY, James. The etnographic interview. New York: Rinehart & Winston, 1979.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VOLOCHINOV/BAKHTIN. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2006.

Downloads

Publicado

2021-12-23