Residência Pedagógica na Licenciatura de Pedagogia da UNESPAR

um relato de experiência em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34986

Palavras-chave:

Docência, Formação de Professores, Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta um relato de experiência da formação inicial do Programa de Residência Pedagógica na Licenciatura de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR), Campus de Apucarana, financiado pela CAPES, em uma época marcada por decorrentes desafios e exigências significativas relacionadas à pandemia do novo coronavírus. O texto apresenta aspectos gerais do desenvolvimento das atividades desenvolvidas neste contexto pandêmico. Neste sentido, o objetivo desse relato é retratar a experiência no Programa Residência Pedagógica em tempos de pandemia, tendo como abordagem metodológica pesquisas bibliográficas, além das atividades práticas vivenciadas ao longo das atividades desenvolvidas. Como resultado, observa-se que, ao analisarmos a rotina do residente, alunos e professores das mais variadas escolas, compreendemos que está ocorrendo um esforço significativo por todos para o enfrentamento deste momento, proporcionando um fortalecimento em nosso papel enquanto sujeito ativo e transformador na sociedade em que estamos inseridos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Conceituando Alfabetização e Letramento. In: SANTOS, Carmi Ferraz. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino: elemento articulador da formação do professor. IN: BARREIRO, Iraíde Marques de Freitas; GEBRAN, Raimunda Abou. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação de professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília:, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Alfabetização, literacia e numeracia. Política Nacional de Alfabetização. Brasília, 2019. p. 18- 34.

CARVALHO, Fabrício da Silva Teixeira. Arte como experiência: notas sobre Dewey, Waltércio, Focault e Jota. In: FERRARI, Anderson (Org.). A potencialidade do conceito de experiência para a educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013. p. 233-241.

DEWEY, John. Experiência e educação. São Paulo: Editora Vozes, 2011.

DEWEY, John. Democracia e educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1959.

DOMINGO, José Contreras. Lugares de experiência, espaços de formação: o saber e a experiência na formação inicial dos professores. In: FERRARI, Anderson (Org.). A potencialidade do conceito de experiência para a educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2013. p. 21-39.

PITOMBO, Maria Isabel Moraes. Conhecimento, valor e educação em John Dewey. São Paulo: Pioneira, 1974.

TULESKI, Silvana Calvo; CHAVES, Marta; BARROCO, Sonia Mari Shima. Aquisição da linguagem escrita e intervenções pedagógicas: uma abordagem histórico-cultural. Fractal: Revista de Psicologia, v. 24, n. 01, p. 27-44, jan./abr. 2012.

VYGOSTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2021-12-23