Contribuição do programa residência pedagógica para a formação dos discentes da licenciatura em educação física da UFV- CAF

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34946

Palavras-chave:

Formação inicial. Programa Residência Pedagógica. Teoria e prática

Resumo

O presente artigo busca identificar a partir das percepções dos discentes as contribuições do Programa Residência Pedagógica (PRP) para a formação profissional. Caracteriza-se por uma pesquisa de abordagem qualitativa, sendo composta por pesquisa bibliográfica e de campo, com utilização da entrevista semiestruturada para coleta de dados. Discutimos pontos relevantes como a formação inicial de professores e questões sobre a relação teoria e prática. Os resultados apresentados permitiram compreender que o PRP se configura como uma oportunidade de ampliação da experiência na formação inicial na medida em que as estratégias de ação podem ser recontextualizadas no contexto da prática. Através das falas dos discentes, percebemos contribuição quanto ao saber da experiência e a importância do contato com a realidade escolar que proporcionou a eles o aprimoramento nas práticas e a sensibilidade para a percepção da realidade escolar.

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Biografia do Autor

Rizia Caroline Nascimento dos Santos, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.

Marcília de Sousa Silva, Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Professora Adjunta da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal

Larissa Quintão Guilherme

Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal.

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Publicado

2021-12-23