Programa Residência Pedagógica
um olhar para o percurso formativo de residentes
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.34518Palavras-chave:
Formação inicial de professores. Teoria e prática. Reflexão. AutonomiaResumo
Este texto tem como objetivo identificar em que aspectos as ações do Programa Residência Pedagógica do componente curricular Matemática, do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA) contribuíram para a qualificação do percurso formativo de residentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Teoricamente, respaldamo-nos em Pimenta e Lima (2017), Contreras (2002) e Nóvoa (1995), ao discutirem aspectos da formação docente. Metodologicamente, optamos por um estudo de natureza qualitativa e interpretativa, tendo como instrumentos de constituição dos dados empíricos, um questionário aberto, disponibilizado no formato eletrônico, e observações registradas em diário de campo. Colaboraram com a pesquisa 19 residentes do subprojeto vinculado ao IEMCI/UFPA, que atuavam em duas escolas públicas de Belém-PA. Os residentes evidenciaram a relevância da experiência no programa para a formação, pois propiciou, dentre outros aspectos, a observação, a proposição, a reflexão sobre o que foi proposto e a elaboração de outras propostas de intervenção.
Downloads
Referências
ALRØ, Helle; SKOVSMOSE, Ole. Diálogo e aprendizagem em educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. Grupo Editorial Summus, 2003.
ARTIGUE, Michelle. Engenharia didática. In: BRUN, Jean. Didáctica da Matemática. Tradução Maria José Figueiredo. Lisboa, Portugal: Instituto Piaget, 1996.
BASSEDAS, Eulalia; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: ARTME, 1999.
BRASIL. Programa de Residência Pedagógica, 2018. Disponível: www.capes.gov.br/educacao-basica/programa-residencia-pedagogica. Acesso em: set. 2019.
CALDAS, Fernando da Silva; GRAÇA, Vagner Viana da; MARQUES, Valéria Risuenho. Múltiplos e divisores: uma experiência com o uso do jogo de trilhas. Revista Exitus, v. 10, 2020.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. Tradução de Sandra Trabucco Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
CORRÊA, Raquel Batista; MARQUES, Valéria Risuenho. O papel do preceptor na formação de residentes. Revista Formação Docente, Belo Horizonte, v. 13, n. 25, p.187-202, set./dez. 2020.
DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez, 1998.
FORTES, Brenda. O Estágio Curricular Supervisionado como campo de conhecimento pedagógico. (Dissertação de Mestrado) - Universidade do Estado do Pará, Belém/PA, 2012.
FORTUNA, Volnei. A relação teoria e prática na educação em Freire. Revista Brasileira de Ensino Superior, v. 1, p. 64-72, 2015.
GENTILE, Paola. Antonio Nóvoa: “Professor se forma na escola”. Revista Nova Escola, 2001. Disponível em: www.novaescola.org.br/conteudo/179/entrevista-formacao-antonio-novoa. Acesso em: dez. 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. Instituto de Educação Matemática e Científica. Subprojeto do Instituto de Educação Matemática e Científica à residência pedagógica com base no edital capes nº 06/2018. Belém, 2018.
LISBOA, Vitor Marone Teixeira; MARQUES, Valéria Risuenho. Divisão: uma experiência a partir da exploração do algoritmo. Educação Matemática em Revista, v. 26, n. 70, jan./mar. 2021.
MARQUES, Valéria Risuenho et al. Fazeres pedagógicos: a contribuição dos jogos matemáticos para o ensino e aprendizagem de multiplicação. In: SANTOS, Marcio Raiol dos; COSTA, Edmar Tavares da (Orgs.). Programa residência pedagógica na UFPA: compêndios de resumos PRP-UFPA. Belém: Universidade Federal do Pará, 2020a.
MARQUES, Valéria Risuenho et al. Resolução de problemas: uma perspectiva para a aprendizagem de operações matemáticas. In: SANTOS, Marcio Raiol dos; COSTA, Edmar Tavares da (Orgs.). Programa residência pedagógica na UFPA: compêndios de resumos PRP-UFPA. Belém: Universidade Federal do Pará, 2020b.
NÓVOA, António. Formação de professores e profissão docente. In: NÓVOA, António (Org.). Os professores e a sua formação. Lisboa: Nova Enciclopédia, Publicações Dom Quixote, 1995.
PIMENTA, Selma Garrido. (Org.). Didática e formação de professores. São Paulo: Cortez, 1997.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3-4, p.5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/download/10542/7012/. Acesso em: set. 2019.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. In: PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 8 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2017.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
SAKAI, Edinalva da Cruz Teixeira; PEREIRA, Patrícia Sandalo. Dialogando com as modalidades de práticas de estágio curricular supervisionado em matemática. RPEM, Campo Mourão, Pr, v. 6, n. 10, p. 90-117, jan./jun. 2017.
SCHÖN, Donald. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, Antonio (Org.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SERRES, Michel. Polegarzinha. Trad. Jorge Bastos. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
SILVA, Sidney Jerfson Couto da; GRAÇA, Vagner Viana da. Um relato de intervenção pedagógica envolvendo conceitos de frações equivalentes. In: COSTA, Acylena Coelho; MATOS, Fernando Cardoso de; SILVA, Reginaldo da (Orgs.). ENCONTRO PARAENSE DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 12, Belém, 2019. Belém: EPAEM, 2019.
SMITH, Silvia Danielle da Cunha et al. Um projeto colaborativo de ensino da matemática desenvolvido na Escola de Aplicação da Universidade Federal do Pará (EAUFPA): experiências no campo de estágio do programa residência pedagógica. In: SANTOS, Marcio Raiol dos; COSTA, Edmar Tavares da (Orgs.). Programa residência pedagógica na UFPA: compêndios de resumos PRP-UFPA. Belém: Universidade Federal do Pará, 2020.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TERRA, Angélica Aparecida Amarante; MARQUES, Esther de Matos Ireno; OLIVEIRA, Ataualpa Luiz de; CARVALHO, Evelyne Fernanda de. Estágio supervisionado: desafios da formação profissional na percepção dos orientadores e supervisores. Multiverso, Juiz de Fora, v. 2, n. 2, p. 128-142, 2017.
VEIGA-NETO, Alfredo. Anotações sobre as relações entre teoria e prática. Educ. Foco, Juiz de Fora, v. 20, n. 1, p. 113-140, mar./jun. 2015.
ZABALZA, Miguel Angel. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. São Paulo: Cortez, 2014. (Coleção Docência em formação: saberes pedagógicos).