“Você é homem ou mulher?”

desestabilizando certezas na figura de um mágico nas problematizações de professores homens na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33854

Palavras-chave:

Homens na Educação Infantil, Gênero, Sexualidades, Relações de poder, Resistências

Resumo

Esta escrita navega pelas experiências de um professor que atua na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Mergulha em problematizações da masculinidade hegemônica, que é construída e, na maioria das vezes, considerada como padrão. Navega também por resistências entretecidas nas relações de poder considerando o referencial foucaultiano e as relações de gênero. Optamos por inserir a pergunta de uma criança no título do artigo, pois ela revela como as regras de feminilidade e de masculinidade são estanques. O que fazer para que se atribua uma infinitude de sentidos possíveis ao masculino e ao feminino? O artigo entrelaça suas problematizações às de várias pesquisas que, numa escrita rizomática, informam da importância de se remar contra a maré dos fascismos cotidianos, das generalizações, das metanarrativas e navegar rumo a outras formas de ser em grupo mais libertárias, que acolham os homens na Educação Infantil.

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê “Relações de gênero e sexualidades nas escolas”