Educação em biologia menor

livros didáticos e redes possíveis de desterritorialização de gêneros e sexualidades

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33778

Palavras-chave:

Educação em Biologia menor, Sexualidades, livro didático

Resumo

Neste artigo, são produzidas aproximações e usos de conceitos e ferramentas inventadas pelos filósofos franceses Gilles Deleuze, Félix Guattari, e ainda de teorizações filosófico-educacionais realizadas a partir dos autores referidos. Conceitos como educação maior e menor e heterotopia foram mobilizados no intento de cartografia dos movimentos de educação em biologia menor e suas redes de (des)territorializações do sexo, dos gêneros e das sexualidades, em Livros Didáticos (LD) de Biologia. Acionamos as linhas que fomos nos aliando para compor o conceito “educação em biologia menor”; apresentamos pequenas redes que visibilizamos em LD de Biologia quando discussões de gêneros e sexualidades são colocadas em funcionamento, e, por fim, apresentamos as nossas apostas nas experimentações com uma educação em biologia menor que nos encoraja a multiplicar lampejos, resistências, sobrevivências, lugares e possibilidades outras com gêneros e sexualidades. Tecemos os movimentos e as redes a partir de imersões em LD de Biologia.

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Biografia do Autor

Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação; Professora da Universidade Federal de Uberlândia; Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED/FACED/UFU), vinculada a Linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática e Líder do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação (GPECS).

Matheus Moura Martins, Universidade Federal de Uberlândia

Licenciado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal, campus da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente Cursa Mestrado (em andamento) no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFU) da Universidade Federal de Uberlândia, sob orientação da Prof.ª Dra. Elenita Pinheiro de Queiroz Silva. Membro do Grupo de Pesquisa Gênero, Corpo, Sexualidade e Educação (GPECS).

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê “Relações de gênero e sexualidades nas escolas”