Educação em biologia menor
livros didáticos e redes possíveis de desterritorialização de gêneros e sexualidades
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33778Palavras-chave:
Educação em Biologia menor, Sexualidades, livro didáticoResumo
Neste artigo, são produzidas aproximações e usos de conceitos e ferramentas inventadas pelos filósofos franceses Gilles Deleuze, Félix Guattari, e ainda de teorizações filosófico-educacionais realizadas a partir dos autores referidos. Conceitos como educação maior e menor e heterotopia foram mobilizados no intento de cartografia dos movimentos de educação em biologia menor e suas redes de (des)territorializações do sexo, dos gêneros e das sexualidades, em Livros Didáticos (LD) de Biologia. Acionamos as linhas que fomos nos aliando para compor o conceito “educação em biologia menor”; apresentamos pequenas redes que visibilizamos em LD de Biologia quando discussões de gêneros e sexualidades são colocadas em funcionamento, e, por fim, apresentamos as nossas apostas nas experimentações com uma educação em biologia menor que nos encoraja a multiplicar lampejos, resistências, sobrevivências, lugares e possibilidades outras com gêneros e sexualidades. Tecemos os movimentos e as redes a partir de imersões em LD de Biologia.
Downloads
Referências
BARROS, Manoel. Retrato do artista quando coisa. Rio de Janeiro: Record, 1998.
BARROS, Manoel. O livro das ignorãças. 1. ed. Rio de Janeiro: Alfaguara, 2016.
COUTO, Mia. E se Obama fosse africano? E outras interinvenções. 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
BASTOS, Vinícius Colussi. Existências PositHIVas: um blog como (não)lugar e modos outros de [r(e)]existir com HIV. 2018. 124 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2018.
BASTOS, Vinícius Colussi. Educação em saúde menor: análise de uma proposta de experimentação diante a epidemia de HIV e Aids. In: FALEIRO, Wender; SANTOS, Sandro Prado; SANGALLI, Andreia (orgs.). Ciências da Natureza para a diversidade, Goiânia: Kelps, 2020, p. 212-240.
DELEUZE, Gilles. O devir-revolucionário e as criações políticas: entrevista concedida a Antonio Negri. Tradução de João H. Costa Vargas. Novos Estudos, CEBRAP, São Paulo, v. 28, p. 67-73. 1990.
DELEUZE, Gilles. A literatura e a vida. In: DELEUZE, Gilles. Crítica e clínica. Tradução Peter Pál Pelbart. 2. ed. São Paulo: Editora, 34, 2011. p. 11-17.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vaga-lumes. Tradução de Vera Casa Nova e Márcia Arbex. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Introdução: Rizoma. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs, v.1. Tradução de A. L. O, Aurélio Guerra Neto e Célia Pinto Costa. São Paulo: Editora 34. 2011. p. 17-50.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia 2, vol. 4. Tradução de Suely Rolnik. São Paulo: Editora 34, 2012.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: por uma literatura menor. Tradução Cíntia Vieira da Silva. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015.
FOUCAULT, Michel. Outros Espaços. In. FOUCAULT, Michel. Ditos e escritos III: estética: literatura e pintura, música e cinema. Organização e seleção de textos: Manoel de Barros da Motta. Tradução: Inês Antran Dourado Barbosa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009. p. 411-422.
GALLO, Sílvio. La production des hétérotopies à l’école: souci de soi et subjectivation. Le télémaque, n. 47, p. 87-96, maio. 2015.
GALLO, Sílvio. Deleuze & a educação. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
MENDONÇA, Vivian L. Biologia: origem da vida e biologia celular embriologia e histologia: volume 1: ensino médio. 3. ed. São Paulo: Editora AJS, 2016.
OGO, Marcela; GODOY, Leandro. #Contato Biologia. 1º ano. 1. ed. São Paulo: Quinteto Editorial, 2016.
ORLANDI, Luiz B. L. Prefácio: elogio ao pensamento necessário. In: ZOURABICHVILI, François. Deleuze: uma filosofia do acontecimento. Tradução de Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 2016. p. 9-22.
PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. Apresentação. In: PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva. (orgs.). Pesquisas sobre currículos, gêneros e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 13-21.
PITOLLI, Alexandra Marselha Siqueira. Um campo de possíveis para o material didático. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, São Paulo, n. 4, p. 42-49, nov./2011.
RAMOS, Neide Carneiro; BRITO, Maria dos Remédios de. Fissurando os esquemas arborescentes nas aulas de Ciências em três exemplos de ensino e aprendizagem como acontecimento. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, São Paulo, n. 4, p. 50-57, nov./2011.
RYAN, Charly. Ensinar e aprender biologia com Deleuze e Guattari. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, São Paulo, n. 4, p. 33-41, nov./2011.
SANTOS, Sandro Prado. Experiências de pessoas trans - ensino de Biologia. 2018. 289f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018.
SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Entre encontros e ensino de biologia e gêneros e sexualidades: sopros e insurgências de uma biologia menor. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 141-152, 2020. DOI: 10.46667/renbio.v13i1.314. Disponível em: http://sbenbio.journals.com.br/index.php/sbenbio/article/view/314. Acesso em: 12 mar. 2021.
SANTOS, Sandro Prado; MARTINS, Matheus Moura. Manifesto: linhas e maquinações e minorações e biologias e.... Revista Coletiva – Coluna: Educação e diferenças e..., v. 15, n. 15, p. 1-6, dez./2020a.
SANTOS, Sandro Prado; SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Trans-tecendo os territórios da educação em biologia: tessituras com os corpos, gêneros e sexualidades. In: RIZZA, Juliana Lapa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes; RIBEIRO, Paula Regina Costa; COSTA, Ana Luiza Chaffe. Tecituras - sobre corpos, gêneros e sexualidades no espaço escolar. 1 ed. v. 1. Rio Grande: Editora da Furg, 2019. p. 99-110.
SILVA, Elenita Pinheiro de Queiroz. Corpo, biologia e abalos: diálogo com professores/as e alunas/os, livro didático e propostas curriculares. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, São Paulo, n. 4, p. 58-63, nov./2011.
SILVA, Mirlen Valéria Medeiros de; SILVA, Carlos Augusto Silva e; BRITO, Maria Remédios de. Educação menor por entre as linhas do pensamento de Deleuze e Guattari: inspirações para o ensino de ciências. Linha Mestra, Campinas, SP, n. 35, p. 250-258, maio/ago. 2018.