Os desafios do coordenador frente a formação de professores da educação infantil

um estudo em duas instituições de Guarapuava-PR

Autores

  • Maria Josélia Zanlorenzi Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Campus Guarapuava/PR
  • Jane Cristina Banczek Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.33756

Palavras-chave:

Curso de Pedagogia, Educação Infantil, Formação Continuada

Resumo

Esse artigo tem por objetivo analisar os desafios do coordenador pedagógico frente à necessidade da formação continuada dos professores que atuam na educação infantil. Na metodologia utilizamos levantamento bibliográfico, estudo da legislação da educação e trabalho de campo, valendo-se de entrevista semiestruturada com uma coordenadora de um Centro de Educação Infantil (CEI) particular e uma supervisora de um Centro de Educação Infantil (CEI) de administração mista, parceria pública privada, ambas situadas no município de Guarapuava-PR. As principais referências utilizadas formam: Vygotsky (1989), Pimenta (1998; 2001; 2012), Libâneo (1999), Kishimoto (2001), Vasconcellos (2012), MELLO (2011) e Pinto (2011). Os resultados nos ajudaram a perceber que tanto a escola de administração mista quanto a instituição privada, vivenciam situações semelhantes no que diz respeito às limitações da formação inicial dos professores recém formados que chegam a essas instituições, o que torna ainda maior a responsabilidade dos coordenadores pedagógicos.

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Biografia do Autor

Maria Josélia Zanlorenzi, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - Campus Guarapuava/PR

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro Oeste Campus de Irati (2009), Especialista em "Formação de Professores para Docência no Ensino Superior" pela Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO, Campus Guarapuava-PR. Mestra em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (2013) na Linha de Pesquisa História e Políticas Educacionais. Doutora em Educação na Linha de Pesquisa Formação dos Profissionais da Educação, Políticas Educativas e Escola do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"- FCT - UNESP - Campus de Presidente Prudente -SP. Tem experiência na área de Educação, atuou como professora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, atualmente é professora na Universidade Estadual do Centro Oeste Guarapuava-PR. Como pesquisadora atua principalmente nos seguintes temas: História da Educação, Escolas Técnicas, Ensino Profissional, Trabalho e Educação; Políticas Educacionais, Formação de Professores. Membro dos Grupos de Pesquisa: Grupo de Estudos e Pesquisa sobre a Escola Pública e os Profissionais da Educação: Teorias, Práticas e Políticas - UNESP - Presidente Prudente - SP. Grupo de Estudos Trabalho Educação e História - GETEH - Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO - Guarapuava-PR.

Jane Cristina Banczek, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO

PÓS-GRADUAÇÃO Lato Sensu – ESPECIALIZAÇÃO em  Fundamentos da Organização do Trabalho Pedagógico com Ênfase em Administração e Coordenação Pedagógica da Educação Básica

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Publicado

2022-06-29