Os desafios do coordenador frente a formação de professores da educação infantil
um estudo em duas instituições de Guarapuava-PR
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.33756Palavras-chave:
Curso de Pedagogia, Educação Infantil, Formação ContinuadaResumo
Esse artigo tem por objetivo analisar os desafios do coordenador pedagógico frente à necessidade da formação continuada dos professores que atuam na educação infantil. Na metodologia utilizamos levantamento bibliográfico, estudo da legislação da educação e trabalho de campo, valendo-se de entrevista semiestruturada com uma coordenadora de um Centro de Educação Infantil (CEI) particular e uma supervisora de um Centro de Educação Infantil (CEI) de administração mista, parceria pública privada, ambas situadas no município de Guarapuava-PR. As principais referências utilizadas formam: Vygotsky (1989), Pimenta (1998; 2001; 2012), Libâneo (1999), Kishimoto (2001), Vasconcellos (2012), MELLO (2011) e Pinto (2011). Os resultados nos ajudaram a perceber que tanto a escola de administração mista quanto a instituição privada, vivenciam situações semelhantes no que diz respeito às limitações da formação inicial dos professores recém formados que chegam a essas instituições, o que torna ainda maior a responsabilidade dos coordenadores pedagógicos.
Downloads
Referências
ANTONIACOMI, Kayane Celise. O papel do pedagogo na gestão da educação infantil. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: EDUCERE, XI, 23 a 26/09, 2013, Curitiba. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba, 2013. Anais. p. 1711-1729. Disponível em: https://educere.bruc.com.br/ANAIS2013/pdf/9713_6305.pdf. Acesso em: 26 abr. 2020.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução Luís Antero Neto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Docência universitária na sociedade do conhecimento. Curitiba: Editora Champagnat, 2003.
BRASIL. LEI n.º 9394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: Senado Federal: Coordenação de Edições Técnicas, 2017.
BRASIL. Resolução CNE/CP Nº 1, de 15 de maio de 2006. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Diário Oficial da União, Brasília. 16 de maio de 2006.
CARVALHO, Dária Aparecida de Jesus; OLIVEIRA, Lúcia Helena de. Políticas públicas de formação de professores na Educação Infantil. In: SEMINÁRIO NACIONAL DO HISTEDBR: 30 ANOS DO HISTEDBR (1986-1916): CONTRIBUIÇÕES PARA A HISTÓRIA E HISTORIOGRAFIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA, X, 18 a 21 de julho de 2016. p. 1-11. Campinas, SP. Anais. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/eventos/histedbr2016/anais/pdf/1088-2772-1-pb.pdf. Acesso em: 10 abr. 2020.
ESTEVAM, Sebastião José; MORAES, Patrícia Regina de; SOUZA. Indira Coelho de; PINTO, Denise Almada de Oliveira; IGNATTI, Carmecita. A importância da construção do projeto político-pedagógico na formação do professor. 2014. Disponível em: https://silo.tips/download/a-importancia-da-construao-do-projeto-politico-pedagogico-na-formaao-do-professo. Acesso em: 10 abr. 2020.
KISHIMOTO, Tizuko Morchita. A LDB e as instituições de educação infantil: desafios e perspectivas. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, supl. 4, p. 7 -14, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e pedagogos, para quê? São Paulo: Cortez, 1999.
MAGALHÃES, Ligia Karam Correa de; AZEVEDO, Leny Cristina Soares Souza. Formação continuada e suas implicações: entre a lei e o trabalho docente. Cad. Cedes, Campinas, v. 35, n. 95, p. 15-36, jan./abr., 2015.
MELLO, Maria Aline da Silva. O papel do pedagogo na gestão da educação infantil: um estudo acerca de concepções e práticas escolares. Rio Grande do Sul, 2011.
PARANÁ. Lei Complementar n. 103 de 15 de março de 2004. Plano de Carreira dos Professores. Dispõe sobre o Plano de Carreira do Professor da Rede Estadual de Educação Básica do Paraná, altera a redação da Lei Complementar nº 7, de 22 de dezembro de 1976 e dá outras providências. Diário oficial n. 6687 de 15 de março de 2004. Disponível em: pr.gov.br/legislacao/pesqisarAto.do?action=exibir&codAt.=7470. Acesso em: 25 mar. 2020.
PIMENTA, Selma Garrido. O pedagogo na escola pública. São Paulo: Loyola, 1998.
PIMENTA, Selma Garrido. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores. São Paulo: Cortez, 2001.
PINTO, Umberto de Andrade. Pedagogia escolar: coordenação pedagógica e gestão educacional. São Paulo: Cortez, 2011.
RISCAL, Sandra. O papel do coordenador pedagógico na gestão democrática da escola e na elaboração do projeto político pedagógico da escola. 2014. Disponível em: https://www.pitangueiras.sp.gov.br/wp-content/uploads/2020/04/PSI2017-papel-do-coordenador.pdf. Acesso em; 20 de abril de 2020.
RODRIGUES, Polyana Marques Lima; LIMA, Willams dos Santos. VIANA, Maria Aparecida Pereira. A importância da formação continuada de professores da educação básica: a arte de ensinar e o fazer cotidiano. Saberes Docentes em Ação, v. 3 n. 01, set. de 2017. Disponível em: http://www.maceio.al.gov.br/semed/revista-saberes-docentes-em-acao/. Acesso em: 25 abr. 2020.
ROSÁRIO, Danyeli do. O papel do coordenador pedagógico na educação infantil. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Coordenação Pedagógica) - Especialização em Coordenação Pedagógica, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2014.
SOLAREVICZ, Maíra Maria Prohmann de Lima. A importância da formação continuada no caso do magistério paranaense. Dia a dia Educação, 2010. Disponível em: http://ww
w.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/2337-6.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020.
SOLAREVICZ, Maíra Maria Prohmann de Lima. A construção do educador pela formação continuada com base na prática escolar. Dia a dia educação. Disponível em: www.diaadiaeucação.pr.gov/port als/pde/arquivos/2337. Acesso: 20 mar. 2020.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político-pedagógico. 23. ed. São Paulo: Libertad, 2012.
VYGOTSKY, Lev Semyonovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.