O ensino de música na educação básica em municípios da serra catarinense
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.33634Palavras-chave:
Educação musical, Educação básica, Políticas educacionais, Currículos de músicaResumo
O objetivo deste texto é apresentar e discutir o ensino de música em escolas municipais da região serrana catarinense. A partir das orientações legais vigentes, o ensino de arte é componente curricular obrigatório na educação básica, sendo a música uma das linguagens que deve estar presente na formação escolar. O referencial teórico adotado apoia-se em Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994). Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com gestores(as) educacionais, que forneceram dados referentes à presença da música nas escolas, quantidade de professores e processo de contratação de profissionais para o ensino de música. Os resultados demonstram que, assim como em diversos contextos brasileiros, o ensino de música nos dezoito municípios pesquisados apresenta-se de forma diversificada, evidenciando diferentes perspectivas, concepções e resultados. Cabe destacar que apesar das diferenças, o ensino de música está presente em onze dos dezoito municípios estudados.
Downloads
Referências
BALL, Stephen John; MAGUIRE, Meg.; BRAUN, Annette. Como as escolas fazem as políticas: atuação em escolas secundárias. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BALL. Stephen John; MAINARDES, Jefferson (Orgs.). Políticas Educacionais: Questões e Dilemas. ed. Cortez, São Paulo, 2011.
BALL, Stephen John. Educational reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
BOWE, Richard; BALL, Stephen John; GOLD, Anne. Reforming education & changing schools: case studies in policy sociology. London: Routledge, 1992.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm< Acesso em: 07 fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: > http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf<. Acesso em: 19 jan. 2021
BRASIL. Decreto nº 1.331-A de 17 de fevereiro de 1854. Aprova o Regulamento para a Reforma do Ensino Primário e Secundário do Município da Côrte. Rio de Janeiro. Coleção de Leis do Império do Brasil - 1854, página 45, v. 1, pt I. ,1854. Disponível em: > http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/1824-1899/decreto-1331-a-17-fevereiro-1854-590146-publicacaooriginal-115292-pe.html< Acesso em 07 fev. 2019.
BRASIL. Lei 13.278 de 2 de maio de 2016. Altera o § 6o do art. 26 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que fixa as diretrizes e bases da educação nacional, referente ao ensino da arte. Brasília, 2016. Disponível em: > http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2016/Lei/L13278.htm < Acesso em: 07 fev. 2019.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017b. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 01 ago. 2019.
BRASIL. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996... para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino da música na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, ano CXLV, n. 159, seção 1, p. 1, 19 ago. 2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11769.htm. Acesso em: 13 fev. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte: ensino de primeira à quarta série. Brasília, 1997.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Terceiro e quarto ciclo do Ensino Fundamental (5º a 8º séries). Brasília, 1998.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL). Resolução n. 2, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Música e dá outras providências. Brasília, 2004a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES02-04.pdf. Acesso em: 06 fev. 2019.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL). Resolução n. 4, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Teatro e dá outras providências. Brasília, 2004b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/ces0404teatro.pdf. Acesso em: 06 fev. 2019.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL). Resolução n. 3, de 8 de março de 2004. Aprova as Diretrizes Curriculares
Nacionais do Curso de Graduação em Dança e dá outras providências. Brasília, 2004c. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03-04.pdf. Acesso em: 06 fev. 2019.
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (BRASIL). Resolução n. 1, de 16 de janeiro de 2009. Aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Artes Visuais e dá outras providências. Brasília, 2009.
CRESWELL, John. Investigação qualitativa e projetos de pesquisa: escolhendo entre cinco abordagens. 3. ed. Porto Alegre: Penso, 2014.
DALLAZEM, Aline. Egressos licenciados em Música: inserção e atuação na Educação Básica. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Planalto Catarinense, Lages, 2013.
DEL-BEM, Luciana; PEREIRA, Marcus Vinícius Medeiros. Música e educação básica: sentidos em disputa. In: SILVA, Fabiany de Cássia Tavares; XAVIER FILHA, Constantina. Conhecimentos e disputas na Base Nacional Comum Curricular. Campo Grande: Ed. Oeste, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/335797841_Musica_e_Educacao_Basica_sentidos_em_disputa. Acesso em: 18 jan. 2021.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. O processo de aprovação da Lei 11.769/2008 e a obrigatoriedade da música na Educação Básica. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO: Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente, 15, Belo Horizonte, 2010. Painel.
Anais.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. Currículo escolar e educação musical: uma análise das possibilidades e desafios para o ensino de música na escola brasileira na contemporaneidade. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v. 19, n. 37, p. 29-45, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2360 . Acesso em: 20 fev. 2021.
FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de. A música e as artes na formação do pedagogo: polivalência ou interdisciplinaridade? Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, v. 26, n. 48, p. 79-96, jan./abr. 2017. Disponível em: > https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/7567/4914< Acesso em: 20 fev. 2021.
GRINGS, Ana Francisca Schneider. Professores de Música no Brasil: motivações e aspirações profissionais. 2015. Tese (Doutorado em Música) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2015.
MAINARDES, Jefferson. Abordagem do ciclo de políticas: uma contribuição para a análise de políticas educacionais. Educação & Sociedade, Campinas, v. 27, n. 94, p. 47-69, jan./abr. 2006.
PENNA. Maura. A Lei 11.769/2008 e a Música na Educação Básica: Quadro Histórico, Perspectivas e Desafios. InterMeio: revista do Programa de Pós-Graduação em Educação, Campo Grande, v.19, n. 37, p. 53-75, jan./jun. 2013. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/intm/article/view/2361. Acesso em: 20 fev. 2021.
SANTA CATARINA. Governo do Estado. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense. 2019a.
SANTA CATARINA. Conselho Estadual de Educação. Resolução CEE/SC Nº 070, de 17 de junho de 2019. Institui e orienta a implantação do Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense e normatiza a adequação à Base Nacional Comum Curricular dos currículos e propostas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental no âmbito do Sistema Estadual de Educação de Santa Catarina. Santa Catarina, 2019b. Disponível em: http://www.sed.sc.gov.br/professores-e-gestores/30336-curriculo-base-da-educacao-infantil-e-do-ensino-fundamental-do-territorio-catarinense. Acesso em: 22 set. 19.
SOARES, José; SCHMBECK, Regina Finck; FIGUEIREDO, Sérgio Luiz Ferreira de (Org.). A formação do professor de música no Brasil. 1. ed. Belo Horizonte, MG : Fino Traço, 2014. Disponível em : https://grupodepesquisamuse.files.wordpress.com/2015/04/ebook-a-formacao-do-professor-de-musica-no-brasil.pdf. Acesso em: 21 jun. 22.
VELHO, José Rodrigo Santos. O ensino de música na rede pública municipal da cidade de Lages SC. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2015.
VELHO, José Rodrigo Santos. Formação e Atuação de Professores de Música na Rede Pública Municipal da Cidade de Lages SC. In: ENCONTRO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO GRUPO MÚSICA E EDUCAÇÃO - MusE, 7, 2017, Florianópolis – SC: Formação e Atuação de Professores de Música, 2017. v. 1. p. 91-98