O ensino de música na educação básica em municípios da serra catarinense

Autores

  • José Rodrigo Santos Velho Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC https://orcid.org/0000-0003-3673-0083
  • Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC/SC

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.33634

Palavras-chave:

Educação musical, Educação básica, Políticas educacionais, Currículos de música

Resumo

O objetivo deste texto é apresentar e discutir o ensino de música em escolas municipais da região serrana catarinense. A partir das orientações legais vigentes, o ensino de arte é componente curricular obrigatório na educação básica, sendo a música uma das linguagens que deve estar presente na formação escolar. O referencial teórico adotado apoia-se em Bowe, Ball e Gold (1992) e Ball (1994). Metodologicamente, foram realizadas entrevistas com gestores(as) educacionais, que forneceram dados referentes à presença da música nas escolas, quantidade de professores e processo de contratação de profissionais para o ensino de música. Os resultados demonstram que, assim como em diversos contextos brasileiros, o ensino de música nos dezoito municípios pesquisados apresenta-se de forma diversificada, evidenciando diferentes perspectivas, concepções e resultados. Cabe destacar que apesar das diferenças, o ensino de música está presente em onze dos dezoito municípios estudados.

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Biografia do Autor

José Rodrigo Santos Velho, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutor em Educação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) sob a orientação do professor Dr. Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo com pesquisa na área de Educação Musical e políticas educacionais voltadas para o ensino de música na Educação Básica. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Cataria (UFSC) com pesquisa na área de educação musical, ensino e formação de professores e políticas educacionais. Possui graduação em Licenciatura em Música pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC (2007). Foi professor colaborador do Departamento de Música do Centro de Artes - CEART da UDESC (2018 - 2021), atuando nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado, Percussão na Educação Musical, Confecção de instrumentos alternativos e de percussão na perspectiva da prática docente em música. 

Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina/ UDESC/SC

Bacharel em Composição e Regência pela Faculdade de Artes Alcântara Machado - SP (1981), Mestre em Música (Educação Musical) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutor (Ph D) em Educação Musical pelo Royal Melbourne Institute of Technology - RMIT University, Melbourne, Austrália (2003). Pós-doutorado realizado junto ao Centro de Investigação em Psicologia da Música e da Educação Musical - CIPEM, no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal (2011-2012). Foi pesquisador CNPq (PQ 2) entre 2011 e 2013. Atualmente é professor associado aposentado da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, tendo atuado nas áreas de canto coral, regência e educação musical. É professor voluntário do Programa de Pós-Graduação em Música - Mestrado da UDESC, tendo sido coordenador daquele Programa em duas gestões. É professor voluntário do Mestrado Profissional em Artes - PROF-ARTES e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UDESC. Tem experiência como instrumentista, regente e educador musical em diversos contextos. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: educação musical e formação de professores generalistas e especialistas, música na educação básica, legislação educacional e políticas públicas, canto coral e regência. É membro de Conselhos Editoriais de diversos periódicos brasileiros e estrangeiros, além de atuar como parecerista ad hoc em diversas publicações acadêmicas do Brasil e do exterior. Foi membro da Comissão de Avaliação da área de música do ENADE junto ao INEP, órgão vinculado ao Ministério da Educação no Brasil, entre 2005 e 2013. Foi membro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura - CNIC, do Ministério da Cultura, nos biênios 2009-2010, 2013-2014 e 2019-2020. Foi representante da América Latina e do Caribe na Comissão de Pesquisa (ISME Research Commission) da International Society for Music Education - ISME entre 2008 e 2014, sendo coordenador daquela comissão (co-chair) entre 2012 e 2014. Foi presidente da Associação Brasileira de Educação Musical - ABEM nas gestões 2005-2007 e 2007-2009. Integrou a diretoria da ANPPOM ? Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Música nos biênios 2011-2013 e 2013-2015. Integrou a diretoria da ISME ? International Society for Music Education nos biênios 2012-2014 e 2014-2016, tendo atuado como membro do Comitê Executivo no biênio 2012-2014. Atualmente é Professor Visitante do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília - UnB. É co-coordenador da Rede Latino-Americana de Educação Musical - RELEM.

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Publicado

2022-06-29