Mapeamento da performance de alunos de curso profissionalizante de informática através de predição
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.33425Palavras-chave:
Mineração de Dados Educacional, Aprendizado de máquina, Predição de Performance de Estudantes, Evasão EscolarResumo
O desempenho dos estudantes em cursos de nível técnico em informática é essencial para a formação profissional. No entanto, o baixo rendimento de estudantes nas disciplinas específicas torna-se preocupante para o mercado de trabalho, sendo necessário formular estratégias para melhorar o desempenho desses alunos. Uma maneira de mapear e identificar tais alunos com provável baixo desempenho e/ou evasão é analisar seu histórico escolar e as condições e estruturar familiar do aluno. Neste trabalho, é proposto um método de identificação de alunos propensos ao baixo rendimento no curso. Os resultados indicam que é possível identificar por meio dos dados de seu histórico escolar e da estrutura familiar, com taxa de acurácia e de precisão em 100%, utilizando o algoritmo de predição Random Forest.
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