Relações de gênero, sexualidades e militarização das escolas públicas

disciplina, vigilância e silenciamento

Autores

  • Roney Polato de Castro Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Departamento de Educação https://orcid.org/0000-0002-6385-9096
  • Michele Gomes da Silva Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33355

Palavras-chave:

militarização, escola pública, gênero e sexualidade

Resumo

O artigo tem como o objetivo problematizar um cenário político e social que aponta a militarização da educação escolar como solução para questões que afligem as escolas públicas e a sociedade brasileira atual. Nesse âmbito, argumentamos que é necessário um olhar mais específico no que tange às relações de gênero e às sexualidades, considerando a formação dos sujeitos e suas experiências escolares. Os focos de análise foram notícias divulgadas nas mídias digitais e entrevistas semiestruturadas com sujeitos que estão ou estiveram vinculados a escolas militares. Nossas análises conduzem à problematização da produção de silenciamentos, da ocultação de sujeitos e experiências não-hegemônicas, da vigilância e do disciplinamento de seus corpos, tendo em vista o contexto de uma sociedade plural, mas que insiste em normatizar existências.

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Biografia do Autor

Roney Polato de Castro, Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, Departamento de Educação

Doutor em Educação, professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Michele Gomes da Silva, Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais

Professora da rede estadual de educação de Minas Gerais. Pedagoga. Especialista em relações de gênero e sexualidades: perspectivas interdisciplinares. 

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Publicado

2021-06-30

Edição

Seção

Dossiê “Relações de gênero e sexualidades nas escolas”