Relações de gênero, sexualidades e militarização das escolas públicas
disciplina, vigilância e silenciamento
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.33355Palavras-chave:
militarização, escola pública, gênero e sexualidadeResumo
O artigo tem como o objetivo problematizar um cenário político e social que aponta a militarização da educação escolar como solução para questões que afligem as escolas públicas e a sociedade brasileira atual. Nesse âmbito, argumentamos que é necessário um olhar mais específico no que tange às relações de gênero e às sexualidades, considerando a formação dos sujeitos e suas experiências escolares. Os focos de análise foram notícias divulgadas nas mídias digitais e entrevistas semiestruturadas com sujeitos que estão ou estiveram vinculados a escolas militares. Nossas análises conduzem à problematização da produção de silenciamentos, da ocultação de sujeitos e experiências não-hegemônicas, da vigilância e do disciplinamento de seus corpos, tendo em vista o contexto de uma sociedade plural, mas que insiste em normatizar existências.
Downloads
Referências
ALVES, Miriam Fábia; FERREIRA, Neusa Sousa Rêgo. O processo de militarização de uma escola estadual pública de Goiás. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-14, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v41/1678-4626-es-41-e0224778.pdf. Acesso em: 21 maio 2020.
BRASIL. Subsecretaria de Fomento às Escolas Cívico-Militares. Manual das Escolas Cívico-Militares. Brasília, DF: MEC, 2020. Disponível em: http://www.consultaesic.cgu.gov.br/busca/dados/Lists/Pedido/Attachments/837270/RESPOSTA_PEDIDO_ECIM_Final.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
BRITO, Eliana Povoas Pereira Estrela; REZENDE, Marize Pinho. “Disciplinando a vida, a começar pela escola”: a militarização das escolas públicas do estado da Bahia. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 35, n. 3, p. 844-863, set./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/95216/55514. Acesso em: 16 abr. 2020.
BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
CASTRO, Roney Polato de. Experiência e constituição de sujeitosdocentes: relações de gênero, sexualidades e formação em Pedagogia. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2014.
DINIS, Nilson Fernandes. Homofobia e educação: quando a omissão também é signo de violência. Educar em Revista, Curitiba, n. 39, p. 39-50, jan./abr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/er/n39/n39a04.pdf. Acesso em: 13 fev. 2020.
GUIMARÃES, Paula Cristina Pereira; LAMOS, Rodrigo de Azevedo Cruz. Militarização das escolas da rede estadual de Goiás: A nova onda conservadora. Revista Pedagógica, Chapecó, v. 20, n. 43, p. 66-80, jan./abr. 2018. Disponível em: https://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/pedagogica/article/view/4004/2461. Acesso em: 16 abr. 2020.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.
MEYER, Dagmar Estermann; PARAÍSO, Marlucy Alves (orgs.). Metodologias de pesquisas pós-críticas em educação. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2012.
MISKOLCI, Richard. A teoria queer e a sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 21, p. 150-182, jun./2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/soc/n21/08.pdf. Acesso em: 23 jul. 2019.
REIS, Lívia Cristina Ribeiro dos. et al. Militarização de Escolas Públicas e o Governo Bolsonaro. Tecnia, Goiás, v. 4, n. 2, p. 227-235, 2019. Disponível em: https://revistas.ifg.edu.br/tecnia/article/view/744/521. Acesso em: 16 abr. 2020.
SAUER, Margrid; SARAIVA, Karla. Uma escola diferente do mundo lá fora. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 35, n. 3, p. 766-785, set./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/95346/55509. Acesso em: 16 abr. 2020.
SILVA, Edileuza Fernandes; SILVA, Maria Abádia da. Militarização das escolas públicas no Distrito Federal: projetos de gestão em disputa. Revista de Estudos Aplicados em Educação, São Caetano do Sul, v. 4, n. 8, p. 46-61, jul./dez. 2019. Disponível em: https://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/6392/2911. Acesso em: 16 abr. 2020.
SILVEIRA, Rosa Maria Hessel. A entrevista na pesquisa em educação – uma arena de significados. In: COSTA, Marisa V. (org.). Caminhos Investigativos II – outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 119-141.
SOARES, Marina Gleika Felipe. et al. Escola militar para quem? O processo de militarização das escolas na rede estadual de ensino do Piauí. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Brasília, DF, v. 35, n. 3, p. 786-805, set./dez. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/96132/55510. Acesso em: 16 abr. 2020.