Escola promotora de saúde

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Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.33337

Palavras-chave:

Educação escolar, Escola promotora de saúde, Qualidade de vida

Resumo

A pesquisa trata acerca da Escola Promotora de Saúde, objeto de estudo, mais especificamente sobre o conceito emergente para essa categoria temática. Objetiva discutir a proposta Escola Promotora de Saúde com ênfase às concepções disseminadas para a promoção da saúde na escola. Por intermédio de estudo teórico, do tipo revisão bibliográfica, considerou-se o documento “Escolas Promotoras de Saúde” produzido pela Organização Panamericana de Saúde e o documento “Promoção da saúde: 1998” elaborado pelo Ministério da Saúde do Brasil, bem como artigos científicos nacionais e internacionais publicizados na primeira década do século XXI, que versavam sobre o tema. Constatou-se que não existe uma única proposta de Escola Promotora de Saúde, no entanto, quanto ao conceito, há razoável concordância em considerar uma centelha que investe no desenvolvimento de atitudes positivas acerca da saúde, ao fomentar instalações seguras, confortáveis e higiênicas, com atmosfera psicológica favorável para a aprendizagem, o desenvolvimento humano e o fomento das relações interpessoais construtivas e harmônicas. Conclui-se que a proposta da Escola Promotora de Saúde ultrapassa visão reducionista de saúde física e defende ensino plural, crítico, dinâmico e contextualizado, todavia, limitada às condições materiais de cada escola.

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Biografia do Autor

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará/Fortaleza, Ceará, Brasil.

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora doutora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Líder do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas Memórias e Oralidades - PEMO. Editora da revista Educação & Formação do PPGE/UECE. Pesquisadora produtividade CNPQ.

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Publicado

2022-06-29