Análise dos fatores impactantes nos índices de reprovação do curso técnico integrado de automação industrial:

estudo de caso do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - campus Itabirito

Autores

  • Helvécio de Almeida Júnior Instituto Federal de Minas Gerais, Itabirito, Minas Gerais
  • Eduardo José de Araújo Instituto Federal de Minas Gerais, Itabirito, Minas Gerais
  • Viviane Lima Martins Instituto Federal de Minas Gerais, Arcos, Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.32482

Palavras-chave:

Reprovação escolar. Matemática. Ensino médio integrado

Resumo

A reprovação escolar é problema complexo na Educação brasileira, tendo em vista seus impactos no desenvolvimento educacional e em questões sociais e psicológicas dos alunos. No IFMG Campus Itabirito, o índice de reprovações no 1º ano do curso integrado em Automação Industrial (2019) foi de 23,5%, bem superior à média nacional de 13,4%. Este artigo investiga o impacto de alguns fatores no desempenho dos alunos, tais como: escolaridade dos pais, conhecimento prévio sobre a área, dentre outros. O estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa realizada com 31 alunos matriculados no 1º ano em 2019. Os resultados mostraram que o déficit em Matemática proveniente do ensino fundamental é um fator que impacta no índice de reprovações em disciplinas que requerem uma boa base de conhecimento em cálculos e lógica, tais como as disciplinas de Análise de Circuitos e Introdução à Programação. A partir disso, um plano de ação é proposto para melhoria da base em Matemática dos alunos e, consequentemente, redução dos índices de reprovação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helvécio de Almeida Júnior, Instituto Federal de Minas Gerais, Itabirito, Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2016). Atualmente é Professor EBTT do Instituto Federal Minas Gerais. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Circuitos Eletrônicos.

Eduardo José de Araújo, Instituto Federal de Minas Gerais, Itabirito, Minas Gerais

Graduação em Engenharia Elétrica - UFMG (2004), Especialização em Qualidade de Energia - UFMG (2008), Mestrado em Engenharia Elétrica - UFMG (2012), Doutorado em Engenharia Elétrica - UFMG (2019). Experiência na indústria eletroeletrônica em desenvolvimento de produtos, automação de equipamentos, engenharia de processos e suporte técnico. Atuação como coordenador técnico em área de homologação e treinamento de equipamentos automatizados para diagnóstico laboratorial. Atualmente é professor de ensino básico, técnico e tenológico no Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Área de atuação: Qualidade de Energia, automação, eletrônica, engenharia biomédica, engenharia de alta tensão e suas aplicações.

Viviane Lima Martins, Instituto Federal de Minas Gerais, Arcos, Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com a titulação de Mestre na mesma instituição. Graduada em Letras pela Universidade de São Paulo, e especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Campinas e em Língua Inglesa pela Loyola University Chicago. Possui segunda licenciatura em Pedagogia pela FAPAN - Paraná, especialização em Gestão Escolar e em Tecnologias Digitais e Inovação em Educação, ambas pela UNICSUL, e aperfeiçoamento em Docência na Educação a Distância - Aprendizagem Baseada em Problemas / Projetos, pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo. Experiência, tanto em cursos presenciais quanto em Educação a Distância (EaD), na área de Letras e Linguística, com ênfase em Educação, Linguística, Comunicação e Semiótica, atuando principalmente nos segmentos de Língua Portuguesa e Língua Inglesa, Comunicação, Educação e Projetos (a partir da metodologia do Design Thinking), tendo como experiências as as disciplinas de Escrita Acadêmica e Metodologia Científica, Formação Docente, Linguística Aplicada e Análise do Discurso, Mídia e Educação, Literaturas Brasileira, Portuguesa, Inglesa e Norte-Americana, Estudos Tradutológicos e Metodologia do Ensino de Língua Inglesa, Linguagens de Mediações Tecnológicas (TIC), Análise das Mídias, Semiótica e Teorias da Comunicação.Atualmente é professora efetiva de Língua Portuguesa e Língua Inglesa EBTT no Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais, no campus Arcos.

Referências

COSTA, Elenilson Francisco. Reprovação e abandono escolar: Causas do insucesso na disciplina de matemática. Revista IFES Ciência, n. 1, p. 124-136, 2019.

FORNARI, Liamara Teresinha. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, 27 de jan. 2012.

INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – Campus Avançado Itabirito. Projeto pedagógico do curso técnico em automação industrial integrado. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/itabirito/imagens/documentos/ProjetoPedaggicodoCursoPPC.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. PISA 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Acesso em: 05 out. 2020.

INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Taxas de rendimento escolar por escola, município, estado e na federação. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-educacionais. Acesso em: 21 set. 2020.

LUCCHESI, Rafael. O futuro do trabalho e oportunidades com a indústria 4.0. Conjuntura & Planejamento, n. 196, p. 88-91, 2020.

OLIVEIRA, Verônica Danielly; ESTEVES, Ezequias Matos. Práticas e perspectivas dos professores das disciplinas específicas e de Matemática e dos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFPI - Campus Teresina, a partir da disciplina de Circuitos Elétricos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 37-55, 6 de set. 2019.

OSTI, Andréia; BRENELLI, Rosely Palermo. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 3, p. 417-426, dez. 2013.

RABELO, José A. S. Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão. Revista Portuguesa de Pedagogia, n. 43-1, p. 27-52, 1 de jan. 2009.

SENS, BRUNA Emanueli; BOLZE, Simone Dill Azeredo. Fatores que influenciam na reprovação escolar: uma revisão bibliográfica de publicações científicas brasileiras. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação em Educação) - UNIEDU, Florianópolis, 2017.

SILVA, Leonardo Soares e. Análise do aprendizado em programação dos estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Pernambuco. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS, 5, 2018. Anais. 2018.

SILVA, Mercedes Matte. da. Dificuldades de Alunos do Ensino Médio em Questões de Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação (Pós-graduação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, 2006.

SILVA, Tatiana Oliveira Couto et al. Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, 2016.

SOUSA, José Nailton Martins de; TABOSA, Francisco José; SIMONSASSI, Andrei. Principais fatores que impactam na reprovação e evasão dos alunos dos cursos tecnológicos no instituto federal de ciência e tecnologia do Ceará. In: ENCONTRO DE ECONOMIA DO CEARÁ-IPECE, 11, 2015. Anais. 2015.

Downloads

Publicado

2022-06-29