Análise dos fatores impactantes nos índices de reprovação do curso técnico integrado de automação industrial:
estudo de caso do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) - campus Itabirito
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.32482Palavras-chave:
Reprovação escolar. Matemática. Ensino médio integradoResumo
A reprovação escolar é problema complexo na Educação brasileira, tendo em vista seus impactos no desenvolvimento educacional e em questões sociais e psicológicas dos alunos. No IFMG Campus Itabirito, o índice de reprovações no 1º ano do curso integrado em Automação Industrial (2019) foi de 23,5%, bem superior à média nacional de 13,4%. Este artigo investiga o impacto de alguns fatores no desempenho dos alunos, tais como: escolaridade dos pais, conhecimento prévio sobre a área, dentre outros. O estudo foi desenvolvido com base em uma pesquisa realizada com 31 alunos matriculados no 1º ano em 2019. Os resultados mostraram que o déficit em Matemática proveniente do ensino fundamental é um fator que impacta no índice de reprovações em disciplinas que requerem uma boa base de conhecimento em cálculos e lógica, tais como as disciplinas de Análise de Circuitos e Introdução à Programação. A partir disso, um plano de ação é proposto para melhoria da base em Matemática dos alunos e, consequentemente, redução dos índices de reprovação.
Downloads
Referências
COSTA, Elenilson Francisco. Reprovação e abandono escolar: Causas do insucesso na disciplina de matemática. Revista IFES Ciência, n. 1, p. 124-136, 2019.
FORNARI, Liamara Teresinha. Reflexões acerca da reprovação e evasão escolar e os determinantes do capital. Revista Espaço Pedagógico, v. 17, n. 1, 27 de jan. 2012.
INSTITUTO FEDERAL DE MINAS GERAIS – Campus Avançado Itabirito. Projeto pedagógico do curso técnico em automação industrial integrado. Disponível em: https://www.ifmg.edu.br/itabirito/imagens/documentos/ProjetoPedaggicodoCursoPPC.pdf. Acesso em: 05 out. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. PISA 2018 revela baixo desempenho escolar em leitura, matemática e ciências no Brasil. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/pisa-2018-revela-baixo-desempenho-escolar-em-leitura-matematica-e-ciencias-no-brasil/21206. Acesso em: 05 out. 2020.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Taxas de rendimento escolar por escola, município, estado e na federação. Brasília, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/indicadores-educacionais. Acesso em: 21 set. 2020.
LUCCHESI, Rafael. O futuro do trabalho e oportunidades com a indústria 4.0. Conjuntura & Planejamento, n. 196, p. 88-91, 2020.
OLIVEIRA, Verônica Danielly; ESTEVES, Ezequias Matos. Práticas e perspectivas dos professores das disciplinas específicas e de Matemática e dos alunos do Curso Técnico Integrado em Eletrotécnica do IFPI - Campus Teresina, a partir da disciplina de Circuitos Elétricos. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 2, n. 2, p. 37-55, 6 de set. 2019.
OSTI, Andréia; BRENELLI, Rosely Palermo. Sentimentos de quem fracassa na escola: análise das representações de alunos com dificuldades de aprendizagem. Psico-USF, Itatiba, v. 18, n. 3, p. 417-426, dez. 2013.
RABELO, José A. S. Efeitos da retenção escolar, segundo os estudos científicos, e orientações para uma intervenção eficaz: Uma revisão. Revista Portuguesa de Pedagogia, n. 43-1, p. 27-52, 1 de jan. 2009.
SENS, BRUNA Emanueli; BOLZE, Simone Dill Azeredo. Fatores que influenciam na reprovação escolar: uma revisão bibliográfica de publicações científicas brasileiras. Trabalho de conclusão de curso (Pós-graduação em Educação) - UNIEDU, Florianópolis, 2017.
SILVA, Leonardo Soares e. Análise do aprendizado em programação dos estudantes do ensino técnico integrado do Instituto Federal de Pernambuco. In: ENCONTRO NACIONAL DE COMPUTAÇÃO DOS INSTITUTOS FEDERAIS, 5, 2018. Anais. 2018.
SILVA, Mercedes Matte. da. Dificuldades de Alunos do Ensino Médio em Questões de Matemática do Ensino Fundamental. Dissertação (Pós-graduação em Ciências e Matemática) – Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, 2006.
SILVA, Tatiana Oliveira Couto et al. Reprovação escolar no ensino médio integrado à educação profissional: uma análise do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – campus Ivaiporã. Revista Pesquisa e Debate em Educação, v. 5, n. 1, 2016.
SOUSA, José Nailton Martins de; TABOSA, Francisco José; SIMONSASSI, Andrei. Principais fatores que impactam na reprovação e evasão dos alunos dos cursos tecnológicos no instituto federal de ciência e tecnologia do Ceará. In: ENCONTRO DE ECONOMIA DO CEARÁ-IPECE, 11, 2015. Anais. 2015.