Quinze anos de estudos e análises sobre a avaliação escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.30960

Palavras-chave:

Avaliação Escolar, Avaliação Tradicional, Avaliação externa, Trabalho Docente

Resumo

A avaliação, no contexto escolar, como tema de pesquisa ganhou destaque na última década do século XX, alcançando notabilidade, inclusive, no meio acadêmico-científico. Pela amplitude do tema, foi feito, para este artigo, um recorte com objetivo de discutir sobre a avaliação escolar, na conjuntura da educação básica brasileira, a partir de duas diferentes modalidades – a avaliação tradicional e a avaliação externa –, tendo por base estudos realizados em um período de 15 anos. Os caminhos metodológicos da pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foram: I) aprofundamento da literatura mapeada sobre o tema, por meio de pesquisa bibliográfica; II) utilização dos dados coletados para pesquisa de Pós-Graduação, através da aplicação de questionário e entrevista; II) análise dos dados dialogando-os com os autores de referência. Os resultados encontrados corroboram com o entendimento já apontado por outros estudos a respeito da forte presença e interferência da avaliação escolar sobre o cotidiano das escolas e sobre o trabalho dos professores.

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Biografia do Autor

Filippe Rocha Dutra, Secretaria de Educação do Estado de Minas Gerais

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (2002), graduação em Geografia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Santa Marcelina (2008), especialização em Psicopedagogia pela Universidade Iguaçu (2005), especialização em Gestão do Trabalho Pedagógico (administração, inspeção, orientação e supervisão escolar) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante-FAVENI (2020), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2018), doutorando em Ciências da Educação pela Universidade Interamericana. Atualmente, ocupa a função de vice-diretor e professor de Geografia, Filosofia e Sociologia da Educação básica, na rede estadual de ensino de Minas Gerais e de professor-tutor no curso de licenciatura em Geografia da UniRedentor. Tem experiência na docência e na supervisão de cursos técnicos, bem como na área de educação, nos setores administrativos, de gestão e da docência. Desenvolve pesquisas voltadas para os seguintes temas: SIMAVE, avaliação externa, avaliação tradicional, trabalho docente e qualidade da educação.

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Publicado

2022-12-21