Quinze anos de estudos e análises sobre a avaliação escolar
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2022.v24.30960Palavras-chave:
Avaliação Escolar, Avaliação Tradicional, Avaliação externa, Trabalho DocenteResumo
A avaliação, no contexto escolar, como tema de pesquisa ganhou destaque na última década do século XX, alcançando notabilidade, inclusive, no meio acadêmico-científico. Pela amplitude do tema, foi feito, para este artigo, um recorte com objetivo de discutir sobre a avaliação escolar, na conjuntura da educação básica brasileira, a partir de duas diferentes modalidades – a avaliação tradicional e a avaliação externa –, tendo por base estudos realizados em um período de 15 anos. Os caminhos metodológicos da pesquisa, de abordagem quantitativa e qualitativa, foram: I) aprofundamento da literatura mapeada sobre o tema, por meio de pesquisa bibliográfica; II) utilização dos dados coletados para pesquisa de Pós-Graduação, através da aplicação de questionário e entrevista; II) análise dos dados dialogando-os com os autores de referência. Os resultados encontrados corroboram com o entendimento já apontado por outros estudos a respeito da forte presença e interferência da avaliação escolar sobre o cotidiano das escolas e sobre o trabalho dos professores.
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