Estudantes da EJA e o protagonismo escolar
vozes e marcas da exclusão em busca de vida e cidadania
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30615Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Protagonismo escolar, Exclusão escolarResumo
Este texto tem como objetivo compreender a participação dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no processo de escolarização evidenciando o protagonismo escolar. Neste estudo, o protagonismo escolar é analisado sob a perspectiva de Freire (1987) que o compreende como um movimento de tirar os educandos(as) da situação de sujeitos receptores, passivos, vistos como sem conhecimentos, negados e sem reconhecimento pelas instituições de ensino e colocá-los como centro da educação. Pesquisa de abordagem qualitativa, com uso da entrevista semiestruturada, traz resultados que apontam o trabalho como um fator determinante tanto para o afastamento escolar, como para o seu retorno. Fatores associados às questões familiares e de gênero também foram recorrentes na fala dos estudantes. Além de Freire (1987, 2001, 2011, 2015), contribuíram para este estudo Arroyo (2005, 2011, 2017); Gadotti (2011) e Souza (2003).
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