Histórias em quadrinhos na educação brasileira

uma revisão sistemática de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2021.v23.30228

Palavras-chave:

Histórias em quadrinhos. Educação brasileira. Revisão sistemática de literatura.

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica a respeito do uso das histórias em quadrinhos (HQs) nas intervenções de sala de aula. Para conhecermos o estado da arte do uso de HQs na educação brasileira, realizamos uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL). Na busca inicial, encontramos 74 produções diversas. Desse montante, havia 43 dissertações, 6 teses e 25 artigos. Após aplicarmos um critério de exclusão, produções dos últimos 7 anos, restaram 19 trabalhos, os quais foram lidos na íntegra. Os resultados, elementos considerados importantes pelos autores na utilização de HQs na educação, foram agrupados, através do software RQDA, em 17 fatores e 2 categorias. A partir do que encontramos na RSL, elaboramos uma proposta de intervenção pedagógica mediada pelo auxílio do software livre SCRATCH. A principal conclusão, a partir da RSL, foi a de que a alfabetização plena se beneficia com práticas de sala de aula que utilizem histórias em quadrinhos e visem, também, à apropriação digital.

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Biografia do Autor

Marcelo Magalhães Foohs, UFRGS

Professor Associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutor em Informática na Educação pelo PPGIE-UFRGS.

Guilherme Correa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Acadêmico do curso de Pedagogia - FACED - UFRGS. Bolsista de Iniciação Científica.

Eduardo Elisalde Toledo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Letras do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2021-04-09