O mito da família desestruturada

problematizando imaginários atualizados sobre a causa da violência na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2023.v25.29973

Palavras-chave:

Violência escolar, práticas discursivas, Imaginário social

Resumo

Com o objetivo de compreender o fenômeno da violência escolar em suas dimensões discursivas e imaginárias, desenvolvemos entrevistas semiestruturadas com professores e gestores de uma escola da rede estadual de ensino de Belém-Pa, tomando a hermenêutica a partir da Mitocrítica durandiana como referência epistemológica de análise. A partir disto, observamos que uma das principais causas da violência na escola aparece sob o mito da “desestruturação” familiar, quer seja a que se expressa pela ausência de membros tradicionais e papéis sociais que “deveriam” desempenhar; pela ausência da família na escola; e/ou pela ausência de um sistema disciplinar rígido, o que seria responsável pela produção de alunos-jovens delinquentes e ou violentos. Um imaginário que buscamos problematizar, visto que está indissociado da condição de pobreza e do espaço da escola pública.

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Biografia do Autor

Livia Sousa da Silva, Universidade Federal do Pará

Dra. em Ciências Sociais. Universidade Federal do Pará - UFPA. Instituto de Ciências da Educação - ICED. Líder do grupo: Laboratório de estudos e pesquisas interdisciplinares em História da Educação e Formação de Professores - Labinve. Educação escolar. 

Kátia Marly Leite Mendonça, Universidade Federal do Pará

Bolsista de Produtividade do CNPq.Professora Titular da UFPA- Universidade Federal do Pará.Bolsista de Produtividade do CNPq. Possui Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo . Realizou Pós-Doutorado em Ética na Universidad Pontifícia Comillas. Pesquisadora associada do grupo de pesquisa Fundamentos filosóficos de la idea de solidaridad: alteridad, diálogo, barbarie (Universidad Pontificia Comillas/Madrid). Membro do PPG- Programa de Pós Graduação em Ciências da Religião da UEPA - Universidade do Estado do Pará e do PPGSA- Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFPA - Universidade Federal do Pará. Trabalha no momento com estudos voltados para a relação entre ética, arte e sociedade.

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Publicado

2024-07-25