O recurso à observação como estratégia de formação inicial docente
notas de campo e outros registos
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29932Palavras-chave:
Professores do 1.º ciclo. Profissionalização. Observação. Potencialidades e limitações., Primary school teachers. Professionalization. Observation. Potentialities and limitations., Profesores de primaria. Profesionalización. Observacion. Potencialidades y limitaciones.Resumo
Com este artigo, temos como propósito conhecer as potencialidades e limitações da utilização da observação nos estágios pedagógicos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Após uma breve passagem pelos relatórios de estágio, com temática de aprofundamento no âmbito das Expressões (Artísticas e Físico-Motoras) e do recurso à Pedagogia Lúdica - duas temáticas investigadas pelos estagiários de uma mesma instituição, entre 2014 e 2018. Como instrumento usámos a análise documental - das atividades planeadas, desenvolvidas e das reflexões partilhadas no relatório. Da análise de conteúdo efetuada, sublinhamos as potencialidades da observação nas “notas” deixadas sobre três situações de estágio: compreensão do contexto educativo, reajuste da intervenção pedagógica e aprofundamento da temática. As limitações prenderam-se mais com a falta de treino de observação, a escassez do uso de grelhas e falta de coerência entre os discursos e as práticas dos profissionais.
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