Desvios fonéticos/fonológicos
ditongação na escrita – proposta didática para mediação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29471Palavras-chave:
Oralidade na escrita., Ditongação., Intervenção.Resumo
Este artigo apresenta uma análise sincrônica de desvios ortográficos do tipo ditongação, encontrados nas produções textuais de alunos dos sétimos anos do Ensino Fundamental de colégios públicos. O referencial teórico que nos embasamos está pautado em trabalhos dos autores Cagliari (2002), Cristófaro Silva (2005), Zorzi (2006), entre outros. Ao verificar que as ocorrências desses desvios representam a transcrição das falas das comunidades em que os alunos estão inseridos, propusemos, a elaboração de uma unidade didática com atividades para possíveis intervenções pedagógicas que pudessem amenizar suas ocorrências. O resultado foi que os alunos começaram a monitorar a escrita e também a fala durante as aulas e a sugerir situações nas quais os colegas também deveriam gerenciá-las, porque criaram consciência do monitoramento, em decorrência do ambiente. A conclusão é que a unidade didática, se valendo de situações cotidianas, deu sentido à aquisição do processo de monitoramento da escrita e também da fala em situações específicas.
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