O “Era uma vez...” e a Educação Matemática
uma abordagem a partir do acervo de literatura infantil do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.29417Palavras-chave:
Leitura e escrita, Matemática e Literatura Infantil, PNAICResumo
Apresentamos resultados de uma investigação cuja Educação Matemática envolvendo a literatura infantil é o objeto de estudo. Para fundamentar a pesquisa, realizamos levantamento de referenciais teóricos no campo da leitura e escrita no ensino da Matemática conjugado com uma coleta de dados a partir de uma abordagem qualitativa da pesquisa em educação em que o direcionamento foi descrever como o professor alfabetizador pode utilizar três títulos do acervo distribuído para as escolas públicas pelo programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC – de turmas do ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). Como resultados, concluímos que implementar a leitura da literatura em uma ampla relação com a exploração de conceitos com crianças de 6 a 8 anos pode representar um caminho rico e promissor nos anos iniciais.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais – Secretaria de Educação Fundamental. Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2018.
______. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. 142p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2018.
______. Ministério da Educação e do Desporto. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 12 mai. 2018.
______. Ministério da Educação. Acervos complementares: as áreas do conhecimento nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental. Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC/SEB 2009. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=4007-manual-obras-complementares-opt&category_slug=marco-2010-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 01 mai. 2018.
CIRÍACO, Klinger Teodoro. Conhecimentos e práticas de professores que ensinam Matemática na infância e suas relações com ampliação do Ensino Fundamental. 2012. 306 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia, 2012. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/92248/ciriaco_kt_me_prud.pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 08 mai. 2018.
DANYLUK, Ocsana. Sônia. Alfabetização Matemática: o cotidiano da vida escolar. Caxias do Sul: Educs, 1991.
FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis; SIMÕES, Fernanda Maurício. Apropriação de práticas de numeramento na EJA: valores e discursos em disputa. Educação e Pesquisa, v. 40, n. 2, 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v40n2/v40n2a14.pdf>. Acesso em: 04 mai. 2018.
KAMII, Constance. Aritmética: novas perspectivas. Campinas: Papirus, 1986.
______, Constance. A criança e o número: implicações educacionais da teoria de Pieaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. Trad. Regina A. de Assis. 39 a ed. – Campinas, SP: Papirus 2012.
LOPES, Celi A. Espasandin; GRANDO, Regina Célia. Resolução de problemas na Educação Matemática para a infância. In: Anais do ENDIPE – Encontro Nacional De Didática E Prática De Ensino, 16 – didáticas e Práticas de Ensino: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade, julho de 2012, Campinas, 2012.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 2a . ed. Ver. e ampliada – Campinas, SP: Associados, 2008.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo, Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MATTOS, Sandra Maria Nascimento de. O desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático: possíveis articulações afetivas. Caderno Dá Licença, v. 7, p. 105-122, 2008. Disponível em: <http://www.dalicenca.uff.br/images/artigo5.pdf>, Acesso em: 02. dez. 2018.
ORTEGA, Eliane Maria Vani; PARISOTTO, Ana Luzia Videira. Alfabetização matemática na perspectiva do letramento no Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Educação em Revista, v. 17, 2016. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/5845/3982 >. Acesso em: 04 mai. 2018.
PÓLYA, George. A arte de resolver problemas. Trad. Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 1978.
SMOLE, Katia Cristina Stocco; DINIZ, Maria Ignez. Ler, escrever e resolver problemas: habilidades básicas para aprender Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2001.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco. A matemática na Educação Infantil: a teoria das inteligências múltiplas na prática escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.
SMOLE, Kátia Cristina Stocco; ROCHA, Glauce Helena Rodrigues; CÂNDIDO, Patrícia Terezinha; STANCANELLI, Renata. Era uma vez na Matemática: uma conexão com a literatura infantil. 6a ed., 2007.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, p. 5-17, 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n25/n25a01.pdf>. Acesso em: 10 mai. 2018.