Instrumento para avaliação de e-tarefas fundamentadas no modelo knowledge hunt

contribuição para práxis docente

Autores

  • Flávia Márcia Oliveira Universidade Federal de Sergipe
  • Everaldo Menin Funiber
  • Clarissa Beninca Berger Funiber

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.28898

Palavras-chave:

Web 2.0, Prática docente, Avaliação

Resumo

Um dos desafios na docência se refere ao desenvolvimento de competências em Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação como elaborar e avaliar propostas criativas e motivadoras. O objetivo consistiu em construir um instrumento de avaliação de e-tarefas no modelo de Knowledge Hunt para Web 2.0 considerando as perspectivas dos docentes/estudantes-usuários. A construção foi fundamentada nos critérios de avaliação de softwares educativos de Silva. A Escala possui 46 itens distribuídos nas dimensões: critérios ergonômicos/comunicacionais e pedagógicos. O instrumento apresenta uma estrutura adequada para acompanhar o desenvolvimento de competências para o uso das TDIC uma vez que subsidia a prática reflexiva e validação da produção didática docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALFIERI, Louis; BROOKS, Patricia J.; ALDRICH, Naomi L.; TENENBAUM, Harriet R. Does discovery-based instruction enhance learning? Journal of educational psychology, v.103, p.1-18, 2011. Disponível em: https://lexiconic.net/pedagogy/edu-103-1-1.pdf. Acesso em: 15 out. 2019.

BEGOÑA, Gros; SPECTOR, J. Michael. Evaluating automated instructional design systems: a complex problem. Educational technology, v.34, n.5, p.37-46, 1994. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/44428185?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 22 out. 2019

BLOOM, Benjamim S.; KRATHWOHL, David R.; MASIA, Bertram S. Taxonomy of educational objectives: the classification of educational goals. New York: Longman, 1984.

COOPER, Graham. Cognitive load theory as an aid for instructional design. Australian journal of educational technology, v.6, n.2, p.108-113, 1990. Disponível em: https://ajet.org.au/index.php/AJET/article/view/2322. Acesso em: 21 out. 2019.

GODOI, Katia A.; PADOVANI, Stephania. Avaliação de material didático digital centrada no usuário: uma investigação de instrumentos passíveis de utilização por professores. Produção, v.19, n.3, p.445-457, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/prod/v19n3/03.pdf. Acesso em: 16. out 2019.

JOO, Young. J.; PARK, Sunyoung; LIM, Eugene. Factors influencing preservice teacher´s intention to use technology: TPACK, Teacher Sekf-efficacy, and Technology Acceptance Model. Educational Technology & Society, v.21, n.3, p.48-59, 2018. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/26458506?seq=1#page_scan_tab_contents. Acesso em: 10 out. 2019.

KIM, Dong W.; YAO, Jing T. A Treasure Hunt Model for Inquiry-Based Learning in the development of a Web-based Learning Support System. Journal of Universal Computer Science, v.16, n.14, p.1853-1881, 2010. Disponível em: http://www.jucs.org/jucs_16_14/a_treasure_hunt_model/jucs_16_14_1853_1881_kim.pdf. Acesso em: 13 out. 2019.

LIKERT, Rensis. A technique for the measurement of attitudes. Archives of Psychology, v.140, p.44-53, 1932. Disponível em: https://psycnet.apa.org/record/1933-01885-001. Acesso em: 13. Out. 2019.

MISHRA, Punya; KOEHLER, Matthew J. Technological pedagogical content knowledge: a new framework for teacher knowledge. Teachers College Record, v.108, n.6, p.1017-1054, 2006. Disponível em: http://citeseerx.ist.psu.edu/viewdoc/download?doi=10.1.1.523.3855&rep=rep1&type=pdf. Acesso em 10 out. 2019.

NIELSEN, Jakob. Usability engineering. USA: Academic Press, 1993.

PABLO, Juan. A visão disciplinar no espaço das tecnologias de informação e comunicação. In Sancho, Juana. M.; Hernández, Fernando (orgs). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed, 2006.

PASQUALI, Luiz. Psicometria. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v.43, p.992-999, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe/a02v43ns.pdf. Acesso em: 10 Out. 2019.

PEDASTE, Margus; MÄEOTS, Mario; SIIMAN, Leo A.; DE JONG, Ton; VAN RIESE, Siswa A. N. et al. Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, v.14, p.47-61, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X15000068. Acesso em: 10 Out. 2019.

PETERMANN, Rafael; JUNG, Neiva M. Participação, protagonismo e aprendizagem na fala-em-interação de sala de aula em uma equipe de trabalho no ensino médio. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v.17, n.4, p.813-844, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982017005004101&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 11 Out. 2019.

SANDHOLTZ, Judith H.; RINGSTAFF, Cathy; DWYER, David C. Teaching with technology: creating student-centered classrooms. New York: Teachers College 1997.

SILVA, Cassandra R. O. (2002). MAEP: um método ergopedagógico interativo de avaliação de produtos educacionais informatizados. 2002. Tese (Doutorado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, Brasil. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/84254. Acesso em: 10 Out. 2019.

TOURANGEAU, Roger; RASINSKI, Kenneth A. Cognitive processes underlying context effects in attitude measurement. Psychological Bulletin, v.103, p.299-314, 1988. Disponível em: http://www.business.illinois.edu/shavitt/BA_531/Tourangeau.pdf. Acesso em: 11 Out. 2019.

VALTONEN, Teemu; KUKKONEN, Jari; KONTKANEN, Sini; SORMUNEN, Kari; DILLON, Patrick; SOINTU, Erkko. The impact of authentic learning experiences with ICT on pre-service teachers´intentions to use ICT for teaching and learning. Computers & Education, v.81, p.49-58, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131514002085. Acesso em: 15 Out. 2019.

VIERA, Kelmara M.; DALMORO, Marlon. Dilemas na construção de escalas tipo Likert: o número de itens e a disposição influenciam nos resultados? Anais... XXXII Encontro da ANPAD. Rio de Janeiro: RJ, 2008. Disponível em: http://www.anpad.org.br/admin/pdf/EPQ-A1615.pdf. Acesso em: 10 Out. 2019.

VISWANATHAN, Madhubalan; SUDMAN, Seymour; JOHNSON, Michael. Maximum versus meaningful discrimination in scale response: implications for validity of measurement of consumer perception about products. Journal of business research, v.75, p.8-24, 2004. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S014829630100296X. Acesso em: 10 Out. 2019.

Downloads

Publicado

2020-04-15