O ensino de História nas produções acadêmicas nos Institutos de Educação Superior (Minas Gerais, Brasil, 2009-2017)

  • Victor Ridel Juzwiak Universidade Federal de Uberlândia
  • Astrogildo Fernandes da Silva Júnior Universidade Federal de uberlândia
Palavras-chave: Ensino de História, Estado do conhecimento, Pesquisa educacional

Resumo

O presente estudo investigou as produções de ensino de História (teses e dissertações) das Instituições de Educação Superior de Minas Gerais, Brasil, no período de 2009-2017. Foi utilizada a metodologia de “estado do conhecimento”. A pesquisa foi realizada em dois momentos: 1) o levantamento e análise quantitativa das produções e 2) a análise dos resumos. Foram levantadas sessenta e uma (61) produções e categorizadas em seis eixos temáticos. Os resumos revelaram importantes dados sobre as temáticas, metodologias e resultados obtidos nas pesquisas.

Biografia do Autor

Victor Ridel Juzwiak, Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Grupo de Pesquisa: Formação docente, saberes e práticas de ensino de História e Geografia

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de uberlândia

Doutor em Educação. Professor da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Brasil. Grupo de Pesquisa: Formação docente, saberes e práticas de ensino de História e Geografia

Referências

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. AS PESQUISAS DENOMINADAS “ESTADO DA ARTE”. Educação & Sociedade, Campinas, v. 79, p.257-272, ago. 2002.
GUIMARÃES, Selva. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas, SP: Papirus, 2012.
GUIMARÃES, Selva; Juzwiak, Victor Ridel; REIS, Marcos Vinícius. O Observatório do Ensino de Geografia e História em Minas Gerais (2009-2017). In: XIV Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar - III Encontro de Educação em Ciências e Matemática - XII Seminário de Prática Educativa/ Pedagogia Faced/UFU, 2018, Uberlândia. Anais do XIV Seminário Nacional O Uno e o Diverso na Educação Escolar - III Encontro de Educação em Ciências e Matemática - XII Seminário de Prática Educativa/ Pedagogia Faced/UFU. Uberlândia: EDUFU, 2018. v. 3. p. 1594-1602.
GUIMARÃES, Selva; CARVALHO, Odair França de. Uma cartografia do ensino de História no brasil: dissertações e teses produzidas nas ies mineiras (1993-2010). Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 19, n. 2, p.237-250, jul/dez. 2012.
HELFER, Nadir Emma. A formação continuada de professores de história da educação básica: o curso de atualização em história e geografia da unisc. In: Ensino de história: desafios contemporâneos / org. Véra Lucia Maciel Barroso... [et al.]. – Porto Alegre: EXCLAMAÇÃO: ANPUH/RS, p. 73-86. 2010.
NÓVOA, Antônio. Vida de professores. Porto: Porto Editora, 2009.
ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. AS PESQUISAS DENOMINADAS DO TIPO “ESTADO DA ARTE” EM EDUCAÇÃO. Revista Diálogo Educacional, Paraná, v. 6, n. 19, p.37-50, set/dez. 2006.
SILVA JÚNIOR, Astrogildo Fernandes; JUZWIAK, Victor Ridel. O ensino de História nas produções acadêmicas nos Institutos de Educação Superior (Minas Gerais, Brasil, 2009-2017). In: Miguel A. Jara; Graciela Funes; Fabiana Ertola y María Cristina Nin. (Org.). Os aportes de las didácticas de las ciencias sociales, de la historia y de la geografía a la formación de la ciudadanía en los contextos iberoamericanos. 1eded.: Cipolletti, 2018, v. 3, p. 667-674.
Publicado
2020-04-15
Seção
Artigos