O conteúdo lutas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental do município de São Miguel do Guamá – PA

Autores

  • André Luis Ferreira Miranda Cap. João XXIII/UFJF
  • Lion Matheus Cardoso dos Reis EMEIF Joana Gomes Portela do Amaral

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27888

Palavras-chave:

Conteúdo Lutas, Educação Física escolar, Formação inicial

Resumo

Este estudo teve como objetivo identificar de que forma o conteúdo lutas está sendo abordado nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental no município de São Miguel do Guamá- PA. O estudo se deu por meio de uma pesquisa de tipo de campo, como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários e realizado entrevistas semiestruturadas com cem alunos e cinco professores de Educação Física atuantes em cinco escolas do município. Como primeiros resultados, constatou-se que apenas uma escola aborda as lutas nas aulas de Educação Física e, que os alunos possuem interesse nesse conteúdo. Como justificativa para tal contexto, os docentes apontaram a ausência de materiais e estrutura pedagógica necessária nas escolas, bem como fragilidade nessa temática na formação inicial. Os docentes apontaram ter interesse em se aprofundar nesse conteúdo, superando, assim, dificuldades teórico-metodológicas, de estrutura, materiais e organização do ensino das lutas nos anos escolares.

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Biografia do Autor

André Luis Ferreira Miranda, Cap. João XXIII/UFJF

Professor do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Lion Matheus Cardoso dos Reis, EMEIF Joana Gomes Portela do Amaral

Professor da Rede Municipal de São Miguel do Guamá / PA.

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Publicado

2020-04-15