O conteúdo lutas nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental do município de São Miguel do Guamá – PA
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27888Palavras-chave:
Conteúdo Lutas, Educação Física escolar, Formação inicialResumo
Este estudo teve como objetivo identificar de que forma o conteúdo lutas está sendo abordado nas aulas de Educação Física nas escolas de ensino fundamental no município de São Miguel do Guamá- PA. O estudo se deu por meio de uma pesquisa de tipo de campo, como instrumentos de coleta de dados foram aplicados questionários e realizado entrevistas semiestruturadas com cem alunos e cinco professores de Educação Física atuantes em cinco escolas do município. Como primeiros resultados, constatou-se que apenas uma escola aborda as lutas nas aulas de Educação Física e, que os alunos possuem interesse nesse conteúdo. Como justificativa para tal contexto, os docentes apontaram a ausência de materiais e estrutura pedagógica necessária nas escolas, bem como fragilidade nessa temática na formação inicial. Os docentes apontaram ter interesse em se aprofundar nesse conteúdo, superando, assim, dificuldades teórico-metodológicas, de estrutura, materiais e organização do ensino das lutas nos anos escolares.
Downloads
Referências
ALMEIDA, L.; NASCIMENTO, P. R. B. A tematização das lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades, Revista Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 03, p. 91-110, setembro/dezembro de 2007.
ALVES JUNIOR, E. D. Discutindo a violência nos esportes de luta: a responsabilidade do professor de educação física na busca de novos significados para o uso das lutas como conteúdo pedagógico. In: ‘Usos do Passado’ — XII Encontro Regional de História ANPUH-RJ 2006.
BAYER, C. O ensino dos desportos coletivos. Lisboa: Dinalivro, 1994.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. 3º e 4º ciclos do ensino fundamental: Educação Física. Brasília: SEF/MEC, 1998.
BRASIL. Secretaria de educação fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: educação física. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BREDA, M.; GALATTI, L.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte aplicada às lutas. São Paulo: Phorte, 2010.
CARREIRO, E. Lutas. In: DARIDO, S.C.; RANGEL, I.C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005, p.244-261.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino de educação física. São Paulo: Cortez, 1992.
CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, Rio Claro, v. 16, n. 1, p.1-9, jan./mar. 2010.
DAOLIO J. Educação física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.
DEL VECCHIO, F. B.; FRANCHINI, E. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo da educação física. Rio Claro: Biblioética, 2006. p. 99-108.
DIAS JUNIOR, Elson Moura. Alienação e estranhamento em Marx e a cultura corporal. 180 f. Dissertação (Mestrado). Universidade federal da Bahia, Faculdade de Educação, Salvador, 2013.
FERREIRA, Heraldo Simões. Artigo Científico: A utilização das lutas como conteúdo das aulas de Educação Física. Disponível em: <http://www.efdeportes.com/efd130/lutascomo-conteudo-das-aulas-de educacaofisica.htm>. Acesso em: 12 outubro 2018.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, M. S. P. Procedimentos Pedagógicos para o ensino de lutas: contextos e possibilidades. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Faculdade de Educação Física. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
GOMES, N. C.; BARROS A. M.; FREITAS F. P. R.; DARIDO S. C.; RUFINO L. G. B. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da educação física escolar. Motrivivência Ano XXV, Nº 41, P. 305-320 Dez./2013.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
NASCIMENTO, P. R. B. Organização e Trato Pedagógico do Conteúdo de Lutas na Educação Física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 20, n. 31, p.36-49, dez. 2008.
REIS, A. P. et al. (Org.) Pedagogia histórico-crítica e Educação Física. – Juiz de Fora: Editor UFJF, 2013.
RUFINO, L. G. B. “Campos de luta”: o processo de construção coletiva de um livro didático na Educação Física no Ensino Médio. 2012. 364f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Instituto de Biociências. Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2012b.
RUFINO, L. G. B. A pedagogia das lutas: caminhos e possibilidades. Jundiaí: Paco Editorial, 2012a.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na Educação Física escolar: necessidade ou tradição? Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 3, p. 117, set./dez. 2011.
RUFINO, L. G. B.; DARIDO, S. C. Possíveis diálogos entre a Educação Física escolar e o conteúdo das lutas na perspectiva da cultura corporal. Conexões, Campinas, v. 11, n. 1, p. 145-170, jan./jun. 2013.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
TOMAZ, A. S.; REIS, A. P.; LANDIM, R. A. A. Pedagogia histórico-crítica e educação física no ensino fundamental: um trabalho educativo com a capoeira. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 27, n. 1, p. 87-107, jan./abr. 2016.