Formação inicial docente no COLUNI-UFF e o projeto Bolsa Licenciatura

espaço-tempo para pesquisa na prática docente

Autores

  • Carlos Augusto Aguilar Júnior COLUNI / Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.27813

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem de Matemática, Inovação Tecnológica, Formação inicial docente, Uso de materiais manipuláveis e TIC

Resumo

Neste artigo relato a investigação sobre a importância do significante “prática” no processo de formação docente do licenciando em Matemática. Para isso, desde 2015, venho trabalhando com alunos de licenciatura em Matemática da UFF no âmbito do projeto Bolsa Licenciatura. O projeto objetivou unir a formação acadêmica com a prática profissional, visando ao aprimoramento da prática do ensino da matemática, entendendo este espaço-tempo de sua formação como lugar de pesquisa. Tomando por base diversos referenciais do campo da educação matemática e formação docente, foram possibilitadas aos bolsistas experiências de sala de aula que exploraram a inovação tecnológica e novas linguagens para uma plena aprendizagem matemática, por meio de diversas atividades construídas pelos bolsistas. Os resultados apontam na direção da importância de se compreender a prática como espaço teórico-empírico de pesquisa e produção de conhecimento, que embasa uma formação docente diferenciada e que potencialize processos que permitam aos discentes a aprendizagem dos conteúdos matemáticos escolares.

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Biografia do Autor

Carlos Augusto Aguilar Júnior, COLUNI / Universidade Federal Fluminense

Professor do Magistério Federal EBTT-COLUNI da Universidade Federal Fluminense

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Publicado

2020-04-15