Mediação didática em Geografia

estratégias de construção do conhecimento escolar no CAp-UFRJ

Autores

  • Hilton Silva Junior CAp-UERJ

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27802

Palavras-chave:

Mediação didática;, Currículo, Saber escolar

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo discutir a construção do saber geográfico escolar no âmbito do Colégio de Aplicação da UFRJ (CAp-UFRJ), considerando as práticas curriculares construídas pelos docentes (1996 -2014), inclusive materializadas na forma de livro que possui como característica distintiva o uso de textos acadêmicos com discentes da Educação Básica, notadamente, de ensino médio. Para desenvolver a pesquisa em questão, procedemos avaliando o livro supracitado e entrevistando os docentes de Geografia do CAp-UFRJ. Em termos de resultado, temos a sistematização das estratégias que dão sentido escolar aos textos acadêmicos, angariando ao mesmo uma pertinência de uso no espaço escolar. Toda a pesquisa se desenvolveu entre o biênio 2012-2013, na modalidade de Mestrado, realizado no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

2019-12-21