Com que passado se constrói um “Future-se”

a política de editais como um projeto conformador

Autores

  • Renata Lucia Baptista Flores Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27727

Palavras-chave:

Política de Editais, Políticas Educacionais, Formação de Professores

Resumo

O programa Future-se é uma das mais recentes iniciativas do governo federal para a educação pública de nível superior. Diante de audíveis contestações que vêm sendo acompanhadas, a questão que mobiliza esse artigo é a necessária percepção do histórico que contextualiza a existência dessa proposta, intentando identificar elementos do projeto que não nasceram com ele. Nos dedicamos a construir relações entre o programa Future-se e um modus operandi que vem tomando parte no trabalho dos que atuam nas instituições de ensino superior federais, qual seja, a política de editais. Um esforço de sistematizar rastros que, historicizados, revelam a pavimentação construída para que um projeto como tal tivesse espaço para ser elaborado e apresentado ao público.

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Publicado

2019-12-21