Índios
pensando o ensino e questionando às práticas pedagógicas
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.27711Palavras-chave:
Índios, Ensino, Diversidade, Práticas pedagógicasResumo
De uma forma geral, um dos maiores desafios para tratar a temática indígena no ensino é a superação de imagens românticas, exóticas e folclorizadas por visões críticas sobre os povos indígenas. As mobilizações sociopolíticas indígenas contemporâneas, a presença de índios estudando no Ensino Superior, bem como a Lei nº 11.645/2008, que determinou a inclusão da história e das culturas indígenas nos currículos da Educação Básica, exigem conhecimentos sobre os povos indígenas para novas reflexões e abordagens e para a produção de subsídios didáticos específicos, provocando questionamentos sobre a formação de professores e as práticas pedagógicas, possibilitando um pensamento crítico, evidenciando os protagonismos dos povos indígenas na História do Brasil e, por fim, permitindo discutir estereótipos, equívocos, preconceitos e (re)conhecer os significados que representam a sociodiversidade indígena em nosso país.
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