Breve revisão de literatura sobre educação escolar na prisão

a percepção de professores e agentes penitenciários

Autores

  • Clayton da Silva Barcelos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB http://orcid.org/0000-0001-9353-3700
  • Antônio Carlos do Nascimento Osório Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.25849

Palavras-chave:

Educação em prisões, Educação de Jovens e Adultos, Estado do conhecimento

Resumo

A execução penal e a educação escolar em prisões são temas que vêm ganhando debate no país, sob distintos olhares, em especial pelo fato do Brasil ser um país que encarcera em massa jovens em sua maioria pretos e periféricos. De modo a compreender como estes temas têm sido discutidos, o presente trabalho realizou o estado do conhecimento sobre a educação na prisão e a percepção de professores e agentes penitenciários quanto ao assunto. A investigação teve por metodologia de pesquisa a procura em plataformas online, visando revisar a literatura quanto a teses, dissertações e artigos referentes ao tema. Os resultados demonstram que a temática sob a ótica de professores e agentes penitenciários ainda é um campo a ser ampliado pela comunidade científica, visto não terem sido encontrados trabalhos com a temática proposta pelos autores deste estudo.

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Biografia do Autor

Clayton da Silva Barcelos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB

Professor Assistente da Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS. Especialista e Bacharel em Direito pela UFMS.

Antônio Carlos do Nascimento Osório, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, atuando como docente-pesquisador no ensino de graduação (licenciaturas, Pedagogia e Psicologia) e na pós-graduação (PPGEdu/FAED e PPGPsi/FAC). Coordenador do Grupo de Estudos nos Referenciais Acadêmicos Foucaultianos (GEIARF/CNPq) desde 2001.

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Publicado

2020-11-30

Edição

Seção

Artigos