POSSIBILIDADES DA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ESCRITA EM UM GRUPO DE TRABALHO COM PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Darlysson Wesley da Silva Faculdade Maurício de Nassau - Aracaju (SE)
  • João Ricardo Viola dos Santos Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19150

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar possibilidades da análise da produção escrita em um grupo de trabalho com professores de Matemática, tomando como principais referências teórico-metodológicas o modelo dos campos semânticos (LINS, 2012) e a Análise da Produção Escrita (BURIASCO, 2004). Por meio de uma abordagem de pesquisa qualitativa, produzimos nossos dados a partir de gravações de oito encontros com professores que ensinam Matemática. Com intenções de discutir as demandas da prática docente, pudemos destacar algumas considerações na direção de que um grupo de trabalho com professores que ensinam Matemática pode oferecer condições para que estes construam diversificadas estratégias didático-pedagógicas personalizadas aos seus alunos e aos contextos político e social a partir de situações das suas experiências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darlysson Wesley da Silva, Faculdade Maurício de Nassau - Aracaju (SE)

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professor da Faculdade Maurício de Nassau - Aracaju (SE)

João Ricardo Viola dos Santos, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (Mestrado e Doutorado) do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Downloads

Publicado

2018-12-20