SOBRE NÚMEROS IRRACIONAIS E POSSIBILIDADES PARA SEU ENSINO

Autores

  • Bárbara Cristina Dâmaso de Jesus Rede Estadual de Ensino de MG.
  • Viviane Cristina Almada de Oliveira Universidade Federal de São João del-Rei, MG

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19149

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir os números irracionais como objeto de ensino na Educação Básica. Iniciamos essa discussão trazendo ao leitor questões relacionadas à construção desse conjunto numérico ao longo dos tempos e partimos para elencar considerações sobre o ensino dos irracionais sob a perspectiva de documentos oficiais e de vários autores envolvidos com essa temática. Buscamos, na escrita do texto, apresentar propostas de abordagem desses números que visem à produção de significados para um número irracional como um processo infinito que pode ser aproximado por um processo finito, estabelecendo assim outras relações entre as tradicionais abordagens via negação dos números racionais e via representação decimal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Cristina Dâmaso de Jesus, Rede Estadual de Ensino de MG.

Graduada em licenciatura Matemática pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Professora da Rede Estadual de Ensino de MG.

Viviane Cristina Almada de Oliveira, Universidade Federal de São João del-Rei, MG

Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP (Campus Rio Claro). Professora do Departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal de São João del-Rei, MG.

Downloads

Publicado

2018-12-20