EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Anaelize dos Anjos Oliveira
  • Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19148

Resumo

O presente artigo, tratando-se do recorte de um estudo maior, propõe-se a analisar o processo de formação continuada acerca da Educação Financeira (EF) ofertada aos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O método consistiu em entrevistas semiestruturadas com duas professoras que participaram da formação. Os resultados evidenciam limitações no processo de formação continuada, baseando-se apenas na discussão de orçamentos e na apresentação de livros didáticos e paradidáticos de EF. A ênfase do trabalho girou em torno do ensino de conhecimentos econômico-financeiros com orientações sobre como obter, usar e poupar dinheiro. Ressaltamos a necessidade de ampliação das discussões referentes à EF no âmbito dos processos de formação de professores, não restringindo o processo a finanças pessoais, muito menos direcionando a prática docente ao ensino de como os alunos devem agir.

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Biografia do Autor

Anaelize dos Anjos Oliveira

Mestre em Educação Matemática e Tecnológica pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE.

Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora adjunta do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e da Pós-graduação em Educação Matemática e Tecnológica – UFPE.

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Publicado

2018-12-20