IMPLICAÇÕES SURGIDAS NO USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Rhômulo Oliveira Menezes Universidade Federal do Pará.
  • Roberta Modesto Braga Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Castanhal
  • Adilson Oliveira do Espírito Santo Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19145

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar implicações surgidas no uso da planilha eletrônica Excel para o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática. O método de estudo foi o qualitativo e os dados foram coletados no Laboratório Experimental de Modelagem Matemática, do Campus Universitário de Castanhal, da Universidade Federal do Pará (LEMM/CUNCAST/UFPA). Os resultados indicam que o uso de tecnologias digitais repercute na tomada de decisões dos alunos, impactando o desenvolvimento das próximas etapas do processo de Modelagem Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhômulo Oliveira Menezes, Universidade Federal do Pará.

Doutorando em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, do Instituto de Educação Matemática e Científica, da Universidade Federal do Pará.

Roberta Modesto Braga, Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Castanhal

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará, Professora Adjunta na Faculdade de Matemática, do Campus Universitário de Castanhal-Pará, da Universidade Federal do Pará. E-mail:

Adilson Oliveira do Espírito Santo, Universidade Federal do Pará

Doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas, Professor Titular da Universidade Federal do Pará, atualmente Coordenador do Campus Universitário de Salinópolis – Pará, da Universidade Federal do Pará

Downloads

Publicado

2018-12-20