O USO DA ESTIMATIVA EM TAREFAS NUMÉRICAS COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA PERSPECTIVA DO SENTIDO DE NÚMERO

Autores

  • Giovana Pereira Sander
  • Nelson Antônio Pirola Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru.
  • Joana Brocardo Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19144

Resumo

A estimativa é um aspecto de sentido de número utilizado na resolução de tarefas numéricas em que se busca a relação entre o contexto do problema e o cálculo necessário para resolvê-lo, considerando valores exatos e globais. O objetivo da pesquisa foi investigar se os alunos do 3º ano do Ensino Fundamental realizavam cálculo por estimativa e de que modo realizavam ao resolverem tarefas numéricas. Participaram da investigação 351 alunos de 12 escolas públicas de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Foram utilizadas duas tarefas numéricas que poderiam ser resolvidas por meio de estimativa. A análise dos dados mostrou que a estimativa foi pouco utilizada, predominando o uso de algoritmos, o que prejudica o desenvolvimento do sentido de número e do cálculo mental.

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Biografia do Autor

Giovana Pereira Sander

Doutora em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru.

Nelson Antônio Pirola, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru.

Doutor em Educação pela Universidade de Campinas - UNICAMP. Professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – campus de Bauru.

Joana Brocardo, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Lisboa. Professora na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal - Portugal.

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Publicado

2018-12-20