UM MAPEAMENTO DE PESQUISAS SOBRE O USO DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

  • Darling Domingos Arquieres Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)
  • Marcelo Almeida Bairral Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19141

Resumo

O presente artigo apresenta um levantamento bibliográfico de pesquisas pautadas no uso de Materiais Curriculares Educativos (MCE) como proposta de desenvolvimento profissional de professores de matemática1. Os MCE são recursos preparados para apoiar professores, particularmente, por possuírem informações que possibilitam uma noção de como estruturar aulas ou novas práticas pedagógicas. Neste levantamento, foram detectados 18 artigos em nove periódicos de Educação Matemática. É possível verificar que os MCE ainda são incipientes na pesquisa brasileira em Educação Matemática com docentes. O texto traz contribuições para a conceituação desse tipo de recurso e sintetiza como as pesquisas mapeadas estão utilizando esses materiais formativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Darling Domingos Arquieres, Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Professora da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ)

Marcelo Almeida Bairral, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Educação Matemática. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEduCIMAT) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ

Downloads

Publicado

2018-12-20