EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Thiago Donda Rodrigues Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Paranaíba

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19140

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre possíveis contribuições da Educação Matemática para a construção de uma educação inclusiva. Para tanto, a partir de uma pesquisa bibliográfica, iniciaremos abordando os conceitos de inclusão social e educação inclusiva que, em traços gerais, consistem em profundas mudanças em seus modelos para que todos possam participar, de forma que as diferenças sejam respeitadas, compreendidas e valorizadas. Também chamamos a atenção para a Matemática e a forma como vem sendo ensinada nas escolas, como formas de exclusão e também de filtro social. Finalmente, faremos uma reflexão sobre algumas ideias de áreas da Educação Matemática, no âmbito teórico e prático, no intuito de apontar como estas áreas, na nossa compreensão, podem corroborar com a construção de uma educação inclusiva.

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Biografia do Autor

Thiago Donda Rodrigues, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Paranaíba

Doutor em Educação Matemática pelo PPG em Educação Matemática da Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Campus Rio Claro, SP. Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – Campus de Paranaíba, MS, do PPG em Educação Matemática/UFMS e do PPG em Educação da UEMS/Paranaíba

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Publicado

2018-12-20