MÚLTIPLOS ASPECTOS DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: A ATUAÇÃO DO PROFESSOR UBIRATAN D’AMBROSIO

Autores

  • Rosimeire Aparecida Soares  Borges Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)
  • Tânia Maria Mendonça  Campos Universidade Bandeirante Anhanguera (Uniban) São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19139

Resumo

Este artigo discute as contribuições do professor e pesquisador Ubiratan D’Ambrosio para a educação brasileira. O quadro teórico considera a impossibilidade de separar o eu pessoal do profissional. Desta forma, este trabalho passa por estágios diferentes e sucessivos de sua vida, desde sua infância até o presente. Todos os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas com Ubiratan D’Ambrosio e das informações recolhidas em documentos pertencentes ao seu arquivo pessoal. A construção da história de vida deste educador e pesquisador é frutífera para a compreensão das trajetórias da formação de professores e contribui para a compreensão do universo da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosimeire Aparecida Soares  Borges, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Doutora em Educação Matemática pela Universidade do Bandeirante Anhanguera (Uniban/SP). Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, MG.

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí (Univás)

Doutora em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí (Univás), Pouso Alegre, MG.

Tânia Maria Mendonça  Campos, Universidade Bandeirante Anhanguera (Uniban) São Paulo

Doutora em Matemática pela Université Montpellier, França. Até 2015 foi coordenadora e professora do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Bandeirante Anhanguera (Uniban) São Paulo, SP, Brasil

Downloads

Publicado

2018-12-20