CURSO DE PEDAGOGIA/PARFOR: FORMAÇÃO PARA AUTORIA DOCENTE NA AMAZÔNIA TOCANTINA

Autores

  • Ivanildo Mendes Gomes Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19117

Resumo

O objetivo deste texto é mostrar, através dos escritos dos educadores-alunos, que o curso de Pedagogia/PARFOR, da Universidade Federal do Pará, Campus de Cametá, sem desconsiderar suas limitações, tem reconhecido e estimulado os educandos-professores a assumirem, de forma cada vez mais crítica e permanente, as suas autorias docentes. A análise está pautada nas ideias de Miguel Arroyo, que tem reafirmado a importância da autoria docente, reverberando nos currículos praticados. Identifica como positiva a relação teoria e prática que as diferentes disciplinas proporcionam aos educandos-alunos do PARFOR, refletindo em suas práticas; por outro lado, vê como uma das limitações as parcerias que não se efetivam no processo de construção do currículo que forma o educador, evidenciando as reverberações do Programa na forma de pensar e agir diante do desafio de educar as crianças.

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Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Relatos