POR QUE ENSINAR LITERATURA? A FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO

Autores

  • Livia Grotto Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19116

Resumo

A partir de experiências pessoais, que deixam entrever a função dos livros de literatura na escola e em sociedade, expõe-se um problema geral, a saber: a falta de justificativa para o ensino de literatura. Essa dificuldade em valorizar a literatura, mesmo por parte dos profissionais formados em Letras, tem consequências diretas na percepção que os alunos e a sociedade em geral têm dos livros de literatura. É nesse sentido que o artigo busca expor, entre outras, três justificativas principais para o ensino de literatura nas escolas. A primeira delas, de Rildo Cosson, professor do CEFOR e da UFMG. A segunda, de Antonio Candido, um de nossos mais famosos críticos e historiadores da literatura, falecido recentemente. A terceira, por fim, de Antoine Compagnon, professor do prestigiado Collège de France.

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Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Relatos