SURFANDO PARA A VIDA: UM ESTUDO SOBRE O PAPEL DO SURFE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA LIBERTADORA

Autores

  • Liana Lima Rocha Universidade Federal do Ceará
  • Maria Eleni Henrique da Silva Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19113

Resumo

Este trabalho se trata de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo estudar o surfe como uma prática corporal educativa libertadora, identificando elementos para a formação humana cidadã e a inclusão socioeducativa dos jovens participantes de um projeto social de surfe na praia do Titanzinho, na cidade de Fortaleza. A metodologia utilizada para o desenvolvimento dessa pesquisa foi o enfoque qualitativo orientado pela abordagem etnográfica, tendo como instrumentos de pesquisa a observação, a análise documental e entrevistas. Com esse estudo, foi possível constatar uma experiência de ensino e aprendizagem do surfe que promove um saber das habilidades motoras dessa prática corporal, ao mesmo tempo em que oportuniza saberes ligados ao desenvolvimento de atitudes e valores humanos, dialogando com alguns temas sociais, principalmente os que problematizam o meio ambiente.

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Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos