DE QUE ESCRITA ESTAMOS FALANDO? CONCEPÇÃO DE ESCRITA NA BNCC

Autores

  • Maria Célia do Nascimento Universidade Federal de Campina Grande
  • Denise Lino de Araújo Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2018.v20.19111

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular (doravante BNCC) é um documento parametrizador, de caráter normativo, que deve ser usado na elaboração dos currículos das escolas públicas e privadas do Brasil. Assim, considerando a sua relevância para a educação, o presente artigo, decorrente de pesquisa mais ampla, de natureza quali-quantitativa e do tipo documental, tem como objetivo geral investigar as orientações teóricas presentes na BNCC do Ensino Fundamental sobre o ensino de escrita. Em relação aos objetivos específicos, temos: (1) indicar a(s) concepção(ões) de escrita presentes na BNCC e (2) contribuir para a compreensão desse documento parametrizador. Para realizar a análise, apoiamo-nos nas contribuições de Kato (1986), Kock (2005), Koch e Elias (2009), Sautchuk (2003), entre outros. Os resultados denotam que a BNCC
apresenta a escrita como uma atividade de interação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-09-25

Edição

Seção

Artigos