Ensino Fundamental municipal em tempo integral

mapeamento e tendências no estado de São Paulo

Autores

  • Silvio Cesar Nunes Militão UNESP

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2019.v21.19070

Resumo

Na contemporaneidade, cada vez mais, a questão da escola de tempo integral ganha força na agenda política e centralidade no debate educacional brasileiro. Neste artigo, nosso objetivo é mapear e analisar a oferta e movimentação das matrículas de ensino fundamental municipal em tempo integral no Estado de São Paulo. Para tanto, nos valemos de pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados demonstram que os municípios paulistas vêm aderindo gradativamente à ideia de implantação da escola de tempo integral e que há uma tendência ascendente desse tipo de matrícula na rede pública de ensino fundamental, principalmente no conjunto municipal e no segmento dos anos iniciais. Porém, o atendimento em tempo integral ainda é bastante restrito no território paulista, sobretudo se cotejado com o patamar de matrículas preconizado pelo atual Plano Nacional de Educação.  

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Biografia do Autor

Silvio Cesar Nunes Militão, UNESP

Possui graduação em Ciências Sociais - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (2008), mestrado (2003) e doutorado (2007) em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é Professor Assistente Doutor do Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FFC/Campus de Marília) e docente vinculado, desde 2016, ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (FCT/Campus de Presidente Prudente) . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: neoliberalismo, organismos internacionais, descentralização, municipalização do ensino, financiamento da educação (fundef/fundeb), educação municipal, adoção de sistemas apostilados de ensino, e educação de tempo integral.

Publicado

2019-06-05