Ensino de História e a linguagem fílmica

possibilidades e limites

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.19040

Palavras-chave:

Formação de Professores

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal oferecer aos professores de História um suporte teórico e prático para utilização dos filmes do cinema em sala de aula, destacando suas possibilidades e limites. A temática torna-se relevante, no momento em que se observa um alto número de docentes utilizando esse recurso em suas práticas de ensino. A partir desse contexto, questiona-se sobre quais cuidados os professores precisam tomar no trabalho com o documento cinematográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo enfocando autores como Mocellin (2009), Bittencourt (2011), Napolitano (2013), dentre outros. Já a pesquisa de campo se deu através de entrevistas com professores de História que atuam nos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – Ceará e que fazem uso do cinema em suas práticas de ensino. A pesquisa evidenciou que a utilização dos filmes do cinema pode potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, se os professores atentarem para os pressupostos teórico-metodológicos de sua utilização.

 

Palavras-chave: Ensino de História. Cinema. Práticas de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Ivanilo Bezerra de Oliveira, Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/CE

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Educação (UECE). Especialista em Planejamento Educacional (Universo, RJ); Coordenação Pedagógica (FA7) e Metodologias do Ensino de História (UECE). Graduado em História (UVA) e Ciências da Religião (UVA). Professor da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza/CE, onde atua como formador de professores.

 

Fátima Maria Leitão Araújo, Universidade Estadual do Ceará

Possui graduação em História pela Universidade Estadual do Ceará, Especialização em História das Idéias Políticas-UECE, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará e Doutorado Em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará. É professora associada do Curso de História da Universidade Estadual do Ceará.

Luiz Botelho Albuquerque, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará- UFC.

Downloads

Publicado

2020-04-15