Ensino de História e a linguagem fílmica
possibilidades e limites
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2020.v22.19040Palavras-chave:
Formação de ProfessoresResumo
O presente artigo tem como objetivo principal oferecer aos professores de História um suporte teórico e prático para utilização dos filmes do cinema em sala de aula, destacando suas possibilidades e limites. A temática torna-se relevante, no momento em que se observa um alto número de docentes utilizando esse recurso em suas práticas de ensino. A partir desse contexto, questiona-se sobre quais cuidados os professores precisam tomar no trabalho com o documento cinematográfico. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica e de campo enfocando autores como Mocellin (2009), Bittencourt (2011), Napolitano (2013), dentre outros. Já a pesquisa de campo se deu através de entrevistas com professores de História que atuam nos anos finais do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza – Ceará e que fazem uso do cinema em suas práticas de ensino. A pesquisa evidenciou que a utilização dos filmes do cinema pode potencializar o processo de ensino e de aprendizagem, se os professores atentarem para os pressupostos teórico-metodológicos de sua utilização.
Palavras-chave: Ensino de História. Cinema. Práticas de ensino.