Gêneros textuais: como ensiná-los no interior das práticas de leitura e escrita?

Autores

  • Renata Amaral de Matos Rocha FALE/UFMG e pCentro Pedagógico da UFMG.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19032

Resumo

Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos em sala de aula? Os textos são construídos dentro de um contexto, têm interlocutores, formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura, ou seja, constituem-se pelas chamadas características sociocomunicativas, definidas pelo conteúdo, pela função, pelo estilo e pela composição do material a ser lido. E é essa soma de características que define os diferentes gêneros. No entanto, explorar apenas as características de cada texto contribui muito pouco para o desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita de determinado gênero por parte dos nossos alunos. Por isso, objetivamos apresentar uma possibilidade de trabalho com os gêneros textuais de forma efetiva, real, no âmbito da sala de aula. Para tanto, discutiremos sobre quem escreve e para quem se escreve um texto, com que objetivo, em que contexto sociocomunicativo etc. Essa abordagem amplia o tratamento dado aos gêneros textuais sob a ótica da nomenclatura e forma, e representa um grande avanço no ensino das línguas, neste caso, da Língua Portuguesa.

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Biografia do Autor

Renata Amaral de Matos Rocha, FALE/UFMG e pCentro Pedagógico da UFMG.

Doutoranda em Estudos Linguísticos pela FALE/UFMG e professora efetiva no Centro Pedagógico da UFMG. E-mail: reamaral.teixeira@gmail.com

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Publicado

2018-03-22