Educação quilombola no polo regional de Porto Nacional – TO : experiências pedagógicas na Comunidade Malhadinha – Brejinho de Nazaré – TO

Autores

  • Roberto de Souza Santos Mestrado em Geografia e no curso de graduação em Geografia da UFT – Campus Porto Nacional – TO.
  • Alyne Gomes de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19025

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as práticas pedagógicas comentadas pela secretária Irce Gomes de Sousa, responsável pela educação quilombola do polo regional de Porto Nacional – TO, e pela professora Domingas Mendes, da escola da Comunidade Quilombola de Malhadinha, município de Brejinho de Nazaré – TO. As entrevistas tiveram como finalidade verificar e analisar a postura pedagógica do poder público estadual e do corpo docente no que se refere à execução da Lei 10.639/2003. Nesta análise, ressalta-se a Lei 10.639/2003 como forma de contribuir para a inclusão da História e Cultura Afro-brasileira no âmbito da sala de aula. Esta proposta de educação proporciona incluir no ensino tradicional o debate sobre a cultura afro-brasileira, como também a manutenção, revitalização e fortalecimento da cultura quilombola. A metodologia empregada baseou-se em pesquisas bibliográficas sobre o tema e em entrevistas. Nota-se que não só a comunidade pesquisada, mas que também outras comunidades ainda não adequaram o seu currículo a uma educação diferenciada voltada à valorização da educação das comunidades quilombolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto de Souza Santos, Mestrado em Geografia e no curso de graduação em Geografia da UFT – Campus Porto Nacional – TO.

Pós-doutor pela Instituto de Estudos Socioambientais – IESA – Programa de Pós-graduação do curso de Geografia da Universidade Federal de Goiás – Goiânia (2013). Integrante do Núcleo de Estudos Urbanos e Agrários – NURBA da UFT. Atua como docente no Programa de Pósgraduação em Geografia da UFT na linha de pesquisa “Estudos Geoterritoriais”. Professor do Mestrado em Geografia e no curso de graduação em Geografia da UFT – Campus Porto Nacional – TO. 

 

 

Alyne Gomes de Carvalho

Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Tocantins.

Downloads

Publicado

2018-03-22