Resolução de problemas aditivos por alunos respiradores orais

Autores

  • Olinda Teruko Kajihara Universidade Estadual de Maringá – PR.
  • Fabiane Larissa da Silva Vargas Escola Saint Helena Bilingual Education – Maringá.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19016

Resumo

Neste estudo, foram analisadas as estratégias utilizadas por alunos respiradores orais e seus colegas do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma cidade do noroeste do Paraná, na resolução de problemas matemáticos aditivos. Foram selecionadas tarefas realizadas por 21 respiradores orais e 21 colegas, avaliados pelo Grupo de Pesquisa “Ensino, Aprendizagem e Avaliação Escolar”, da Universidade Estadual de Maringá – PR. A tarefa foi composta por 13 situações de combinação, de transformação, de comparação e de composição. Os respiradores orais tiveram maior dificuldade na tarefa (Teste para Comparação de Duas Proporções, p < 0,00) que os seus colegas: estes erraram 28,21% das situações, e aqueles, 49,82%. Os erros dos dois grupos decorreram do uso de estratégias semelhantes para a resolução das situações, ou seja, do uso de conceitos-em-ação não pertinentes e de teoremas-em-ação falsos.

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Biografia do Autor

Olinda Teruko Kajihara, Universidade Estadual de Maringá – PR.

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Universidade Estadual de Maringá – PR. 

 

 

Fabiane Larissa da Silva Vargas, Escola Saint Helena Bilingual Education – Maringá.

Pedagoga pela Universidade Estadual de Maringá – PR. Professora a da Escola Saint Helena Bilingual Education – Maringá. 

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Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos