O gestor educacional e a liderança: perfil no ambiente escolar

Autores

  • Jacqueline Pasa Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul
  • Janete Inês Müller Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19015

Resumo

O presente trabalho emergiu do interesse em conhecer estilos e competências para o gestor exercer liderança em um ambiente escolar. Através de uma pesquisa bibliográfica, qualitativa e exploratória, buscou-se conhecer a trajetória da função de diretor no cenário histórico da educação brasileira, a quem, na busca por uma escola cidadã, pública e de autonomia, foram conferidas novas atribuições. O objetivo principal deste estudo foi analisar o perfil que os servidores entendem ser o mais relevante para um gestor exercer a liderança. Por meio de um questionário aplicado a servidores públicos de uma unidade escolar de Ensino Médio, localizada no Estado do Rio Grande do Sul (RS), as conclusões apontaram que o gestor deve possuir determinadas competências e que existe a necessidade de cursos para a formação de gestores educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jacqueline Pasa, Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Graduada em Ciências-Biologia (FISC). Pós-graduada em Administração Escolar, Supervisão e Orientação (UNIASSELVI). Professora da Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Janete Inês Müller, Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul.

Graduada em Letras (UNISC), com especialização em Libras (UNIASSELVI). Mestre e doutora em Educação (UFRGS). Docente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal Farroupilha – Campus São Vicente do Sul.

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos