O trabalho docente como processo constante de aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19010Resumo
Este estudo apresenta reflexões sobre as mudanças ocorridas, nos últimos 10 anos, em relação ao trabalho do professor universitário em sala de aula, evidenciando os elementos emergentes sobre o processo de formação continuada que perpassa esse trabalho e desenvolve a profissionalização docente. Busca-se pensar sobre o papel da formação continuada no processo de profissionalização docente. Para tanto, faz-se um estudo bibliográfico sobre as críticas apresentadas aos programas de formação continuada ofertados aos professores no período investigado, considerando os pressupostos teóricos que os fundamentam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em produções da área da educação que possam subsidiar o alcance do objetivo proposto e mobilizar reflexões sobre a temática de estudo. Nota-se que o discurso corrente é de que os professores possuem o conhecimento específico da disciplina, mas que não sabem desenvolver outros conhecimentos necessários ao exercício da docência. Conhecimentos esses relacionados ao saber pedagógico, que envolve o saber “dar aula” e dominar os elementos didáticos e metodológicos do trabalho docente e desenvolver esses elementos no contexto cotidiano. Em reuniões, encontros e palestras direcionadas para a formação continuada dos professores perpassam vozes, dizeres de outras formações discursivas (MEC, UNESCO, SEED etc.) com orientações da prática dos professores em sala que supostamente podem ser aplicadas. Há um discurso pedagógico circular voltado para um sujeito centrado, racional, capaz de fazer suas escolhas de forma consciente e de gerir o processo de ensino.