O trabalho docente como processo constante de aprendizagens

Autores

  • Eliane Maria Cabral Beck Uespar/Facitec
  • Ediana Maria Noatto Beladelli Secretaria de Educação do Paraná- SEED.

DOI:

https://doi.org/10.34019/1984-5499.2017.v19.19010

Resumo

Este estudo apresenta reflexões sobre as mudanças ocorridas, nos últimos 10 anos, em relação ao trabalho do professor universitário em sala de aula, evidenciando os elementos emergentes sobre o processo de formação continuada que perpassa esse trabalho e desenvolve a profissionalização docente. Busca-se pensar sobre o papel da formação continuada no processo de profissionalização docente. Para tanto, faz-se um estudo bibliográfico sobre as críticas apresentadas aos programas de formação continuada ofertados aos professores no período investigado, considerando os pressupostos teóricos que os fundamentam. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, realizada em produções da área da educação que possam subsidiar o alcance do objetivo proposto e mobilizar reflexões sobre a temática de estudo. Nota-se que o discurso corrente é de que os professores possuem o conhecimento específico da disciplina, mas que não sabem desenvolver outros conhecimentos necessários ao exercício da docência. Conhecimentos esses relacionados ao saber pedagógico, que envolve o saber “dar aula” e dominar os elementos didáticos e metodológicos do trabalho docente e desenvolver esses elementos no contexto cotidiano. Em reuniões, encontros e palestras direcionadas para a formação continuada dos professores perpassam vozes, dizeres de outras formações discursivas (MEC, UNESCO, SEED etc.) com orientações da prática dos professores em sala que supostamente podem ser aplicadas. Há um discurso pedagógico circular voltado para um sujeito centrado, racional, capaz de fazer suas escolhas de forma consciente e de gerir o processo de ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Maria Cabral Beck, Uespar/Facitec

Doutora pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-Unioeste. Coordenadora do Curso de Artes Visuais na Uespar/Facitec.

Ediana Maria Noatto Beladelli, Secretaria de Educação do Paraná- SEED.

Mestra pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste. Graduada em Pedagogia com especialização em Administração Estratégica de Pessoas e em Metodologia do Ensino Superior. Professora da Secretaria de Educação do Paraná- SEED. 

Downloads

Publicado

2018-03-22

Edição

Seção

Artigos